É preciso tomar cuidado no tipo de queijo que se come, pois alguns possuem alta concentração de gorduras saturadas

Quem não gosta de um bom queijo? Seja no café da manhã, em receitas, em fondues… Aquele sabor marcante, a cremosidade…  Enfim, características que só um queijo tem.

Sabe-se que o consumo de leite e seus derivados, principalmente o queijo, trazem benefícios à saúde. Porém, é importante destacar que alguns tipos de queijos, quando ingeridos de forma exagerada, podem ser prejudiciais.

Confira os prós e os contras do queijo na alimentação:

Prós

O queijo é rico em vitaminas e minerais, como cálcio, vitamina B12, que é importante para a função do sistema nervoso, fósforo, selênio, zinco, vitamina A e vitamina K2. Além de elevado teor de proteínas, também auxilia na prevenção da osteoporose, doença degenerativa caracterizada pela redução da densidade óssea que aumenta o risco de fraturas.

Contras

É preciso tomar cuidado no tipo de queijo que se come, pois alguns possuem alta concentração de gorduras saturadas, que em excesso podem causar danos ao coração, rins e cérebro. Além das gorduras, o sódio também é um vilão, pois seu consumo em quantidades exageradas pode elevar a pressão arterial.

A nutricionista Raphaella Cordeiro, dá dicas importantes de como manter o queijo na alimentação sem que cause danos à saúde: “Recomenda-se que haja uma ingestão de duas a três porções de leite e derivados ao dia para garantir o consumo recomendado de cálcio, então o queijo poderia entrar nesta conta, mas vai depender do tipo de queijo, pois alguns não podem ser consumidos com muita frequência, devido ao alto teor de gordura e sódio”, afirma.

Segundo Raphaella, dentre os vários tipos de queijos, o mais adequado ao consumo é o queijo cottage, por ser o mais magro e possuir pouco sódio. O cremoso e saboroso cheddar está entre os piores tipos para consumo, ao lado da muçarela, gorgonzola, provolone, prato e parmesão.

Mas e agora? Como fazer para comer aquele sanduíche suculento, se os queijos mais usados estão entre os piores tipos? Calma! A nutri aconselha inicialmente substituí-los por queijo minas fresco ou muçarela de búfala, por serem menos calóricos, ou se a vontade persistir usar menor quantidade das opções mais calóricas.

ATENÇÃO!

Aquela famosa combinação entre presunto e queijo pode não ser a melhor opção. Isso porque o ferro que está presente no presunto vai dificultar a absorção do cálcio que está presente no queijo, e vice-versa. E acaba que nenhum destes dois minerais é aproveitado de forma correta pelo organismo. Além disso, como tanto o queijo quanto o presunto possuem gordura na composição, a opção mais “saudável” é optar pelo queijo minas e peito de peru.

 

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