Rápida ação da Polícia Militar, salva recém-nascido engasgado em SP

No local, a equipe encontrou o bebê no colo da mãe, e imediatamente realizou a manobra de Heimlich.

Na tarde de quinta-feira (12), policiais militares do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, de Higienópolis, São Paulo (SP), foram acionados para atendimento de ocorrência de engasgamento de um recém-nascido.

No local, a equipe encontrou o bebê no colo da mãe, e imediatamente realizou a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias, fazendo com o pequeno Pedro recuperasse a consciência. 

SOBRE A MANOBRA DE HEIMLICH

A manobra de Heimlich, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, é facilmente aplicável e comumente disseminada em serviços de treinamento a primeiros socorros. Basicamente ela conduz a tosse induzida que leva a desobstrução da via aérea. O método consiste nos seguintes passos:

  1. Deve-se ficar atrás do paciente e envolve-lo com os braços na altura do abdome;
  2. Ponha uma mão fechada, logo acima do umbigo e abaixo do esterno, com o polegar para o abdome do paciente;
  3. Com a outra mão envolva de maneira firme a mão do abdome;
  4. Efetue compressões, com movimento para dentro e para cima, formando um J, cinco vezes seguidas. O movimento deve ser capaz de movimentar obstrução sem causar fratura;
  5. Reavaliar se o paciente tosse ou respira e se o corpo estranho está na boca;
  6. Caso o não tenha obtido o êxito, a manobra deve ser repetida enquanto for necessário.

O legado de Henry Heimlich se estende por outras contribuições na medicina. Inovador, o médico dedicou a vida a encontrar maneiras simples e criativas para problemas complexos em medicina.

Dr. Heimlich desenvolveu a válvula de Heimlich para de drenagem torácica, responsável por salvar a vida de milhares de soldados, durante a guerra do Vietnã, alvejados no tórax. Além disso, publicou mais de 100 trabalhos científicos e realizou mais de 250 palestras.

Todo médico, desde o seu primeiro dia na faculdade, sonha em ajudar as pessoas. Dr. Heimlich, um realizador, foi além ao seguir seus sonhos e desenvolver métodos que pudessem impactar a vida de milhares de pessoas. Em maio deste ano, na clínica de repouso, salvou a vida de uma colega de residência de 84 anos. Conseguindo pela última vez, pouco antes de sua partida realizar aquilo para qual veio predestinado: salvar vidas.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT