Realização de cirurgias eletivas suspensas por causa da pandemia de Covid-19 é retomada em Araras, SP

Retorno foi possível com o avanço da vacinação. Secretaria de Saúde quer realizar 4 cirurgias por dia para zerar a fila, que é de 648 pessoas.

Está sendo retomada em Araras (SP), a realização das cirurgias eletivas – que não são consideradas urgentes – que foram suspensas por conta da pandemia de Covid-19.

A fila de espera é de 648 pessoas, o dobro se comparado ao ano passado. Neste período, a Santa Casa realizou apenas os procedimentos considerados de urgência e emergência, devido à falta de leitos e medicamentos para a realização dos procedimentos.

Com a queda dos casos de casos da Covid-19 provocada pela vacinação, houve a diminuição da pressão sobre o sistema de saúde municipal, o que permite o retorno das cirurgias eletivas.

“Naquele momento havia uma priorização [de atendimento de Covid]. Agora estamos passando por um momento de melhora, que está diminuindo os casos de internados. Com isso, haverá leitos a mais, nos quais podemos internar esses pacientes eletivos e com menos pacientes intubados, haverá disponibilidade de anestésicos”, explicou o diretor técnico do hospital, Helder Camargo Preto.

Para compensar a espera, a Secretaria Municipal de Saúde criou o projeto “zera fila” que pretende realizar quatro cirurgias por dia. Até o momento, 270 foram autorizadas.

“Nós vamos ampliar a agenda cirúrgica, incluindo os sábados, e convidar médicos que possam ajudar nessas cirurgias. A união de forças vai fazer com que consigamos atender de forma mais rápida esses pacientes”, afirmou o secretário Agnaldo Piscopo.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT