Receita do delicioso suflê de carne moída

Leve e saboroso, o suflê é uma opção prática para o dia a dia.

Cozinhar é uma arte que exige dedicação e comprometimento, afinal de contas, nem o mais renomado chef de cozinha aprendeu tudo o que sabe do dia para a noite, sem muitos testes e pesquisa pela melhor forma de criar seus pratos.

Seja você um amante da cozinha ou mesmo alguém que deseja variar o cardápio de vez em quando, aprendendo receitas novas, hoje você vai conhecer uma receita deliciosa e super fofinha: o suflê de carne moída.

Com bons ingredientes, o preparo adequado, a medida certa e uma dose extra de carinho, você vai ter um prato saboroso e fácil para ser feito a qualquer hora.

Escolhendo os ingredientes

A base de um suflê, geralmente, leva os mesmos ingredientes: ovos, farinha de trigo, manteiga ou margarina, leite, queijo parmesão ralado e sal a gosto. Esses itens formam a base do suflê e, portanto, devem ser separados previamente antes de se iniciar a receita para não correr o risco de faltar algo.

A carne moída também é um ingrediente central nessa receita e precisa estar cozida antes de ser misturada ao creme, que é a base do suflê. Para tanto, refogue a carne em uma panela com cebola e alho picados com um pouco de óleo ou azeite, até que fique bem sequinha.

Na hora de escolher a carne moída, a melhor pedida é o patinho, uma carne de primeira macia e sem excesso de gordura, ideal para ser processada. Coxão duro, coxão mole e lagarto são outras boas alternativas. Em último caso, é possível usar músculo por ter menos gordura e ser mais saudável (porém, mais duro).

Além dos ingredientes, outro cuidado que se deve ter antes de iniciar uma receita é saber quais itens culinários serão necessários. No caso do suflê, você vai precisar de uma forma de vidro que vá ao forno ou uma assadeira (untada e enfarinhada) e de uma batedeira para fazer as claras em neve.

Praticamente toda receita que usa o forno indica que ele esteja pré-aquecido pelo menos 10 minutos antes de colocar o alimento para assar, e a dica se mantém também no caso do suflê.

Quantidade de ingredientes

  • 500 gramas de carne moída (cozida e preparada);
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 copos de 300 ml de leite;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga;
  • 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
  • sal a gosto.

 

Rende 12 porções.

Com todos esses detalhes resolvidos, vamos pôr a mão na massa e fazer essa receita de dar água na boca.

Modo de preparo

Quebre os ovos, separando as claras das gemas. As primeiras devem ser batidas na batedeira até dar ponto de neve (quando você vira o recipiente com a mistura de cabeça pra baixo, ela não cai).

Em uma panela, misture com uma colher a farinha de trigo e o leite. Acrescente as gemas e uma pitada de sal. Leve ao fogo, misturando tudo até virar um creme homogêneo. Por último, coloque a manteiga ou margarina e o queijo ralado.

Desligue o fogo. Acrescente ao creme a carne moída e misture. Por fim, adicione as claras em neve com bastante delicadeza, de modo que os movimentos sejam feitos de baixo para cima.

Despeje essa mistura em uma travessa ou forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Após 30 minutos, você pode abrir o forno e espetar a massa com um garfo para ver se já está pronta. Quando você espetar a massa e o garfo sair “limpo” (sem massa grudada) significa que o seu suflê está pronto. Bom apetite!

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP