Retomada do comércio será com restrições e respeitando medidas preventivas ao coronavírus em Araras, SP

O Decreto Municipal prevê a retomada econômica por etapas, com ênfase ao controle e fiscalização para o cumprimento das regras de prevenção. 

A primeira fase do Plano de Retomada Econômica anunciada na tarde de sexta-feira (22) pelo prefeito Junior Franco, deverá entrar em vigor a partir do dia 1º de junho. Destaque para a liberação de funcionamento de alguns segmentos do comércio, com restrições e respeitando medidas preventivas ao coronavírus (covid-19).

O prefeito fez o anúncio durante a transmissão ao vivo (live) pelo Facebook da Prefeitura, junto com o vice-prefeito Carleto Denardi, o secretário de Saúde, Itacil Zurita, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Beraldi Filho. O Decreto Municipal nº 6.690/2020 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município na edição de sexta-feira (22).

Durante a semana, o prefeito e sua equipe já tinham se reunido com representantes da Acia (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras) e de vários segmentos do comércio, ocasião em que apresentou o plano e ouviu sugestões.

clique na imagem e saiba mais

O governo estadual já sinalizou que pretende liberar a flexibilização do isolamento social a partir do dia 1º de junho, iniciando pelo interior paulista.

O Decreto Municipal prevê a retomada econômica por etapas, com ênfase ao controle e fiscalização para o cumprimento das regras de prevenção. A transição das etapar não é de caráter definitivo, podendo-se retornar a qualquer momento para o sistema de isolamento caso haja o agravamento considerável das condições epidemiológicas; ocorrência de descumprimento relevante das regras preventivas; alteração significativa no nível de ocupação hospitalar; ou por recomendação do Comitê Governamental de Crise da Covid-19.

Veja a íntegra do Decreto Municipal nº 6.690, de 22 de maio de 2020: