Rompimento de adutora deixa cidade sem água e expõe deficiências do SAEMA; candidato Murilo Coghi propõe soluções com o projeto “Águas Claras” em Araras, SP

“Para se ter uma ideia desse entreguismo, o atual presidente da autarquia não é um técnico em gestão, tampouco em água e meio ambiente, mas sim um radialista. O SAEMA é hoje uma caixa preta, que contém inúmeras irregularidades e suspeitas de corrupção”, disse Murilo.

O rompimento da adutora do SAEMA – Serviço de Água e Esgoto do município de Araras, no Jardim Cândida, nas proximidades da ETEC Prefeito Alberto Feres, no dia 20/09/2024, deixou a maior parte da cidade sem água durante mais de doze horas, escancarando a lastimável situação da autarquia, má administrada e sem planejamento para a garantia de água abundante e de boa qualidade aos ararenses.

O plano de governo do candidato a prefeito Murilo Coghi e de seu vice Engenheiro Paulinho, contemplará o SAEMA com o PROJETO ÁGUAS CLARAS, uma alusão a forma transparente que será conduzida a gestão daquele órgão público.

Começa pela nomeação de um gestor com capacidade técnica e experiência para presidir a autarquia, que imediatamente passará a revisar todos os contratos e procedimentos, abrindo sua caixa preta, visando melhorar seu desempenho, gerando economia de recursos financeiros e economia de água, pois temos hoje um índice de perda de 46,52 % da água captada e distribuída (fonte SNIS 2022).

“O SAEMA virou um grande cabide de emprego, por indicações políticas, onde prevalece o apadrinhamento em detrimento da capacidade técnica dos seus honrosos funcionários de carreira. Para se ter uma ideia desse entreguismo, o atual presidente da autarquia não é um técnico em gestão, tampouco em água e meio ambiente, mas sim um radialista. O SAEMA é hoje uma caixa preta, que contém inúmeras irregularidades e suspeitas de corrupção”, disse Murilo.

De acordo com o candidato, outro problema recorrente detectado na autarquia, é a cobrança irregular de débitos inexistentes e abusivos. Contas de consumidores comuns, com residências simples, sem alto consumo, sem piscinas, sem desperdícios ou vazamentos, que na sua média gastavam em torno de 50, 60 reais, que foram surpreendidos com valores que ultrapassam milhares de reais as vezes. Para piorar a situação do cidadão, em pedidos administrativos de revisão, não são atendidos, com o argumento simplista de que não há irregularidade alguma.

O próprio candidato Murilo afirma que foi vítima dessa irregularidade em uma de suas academias, chegando a ser cobrado pelo débito irregular, de forma vil, pelo candidato do prefeito, durante um debate de TV recente.

Outra intervenção imediata no SAEMA e de forma a apresentar uma solução adequada e definitiva, será na estação de tratamento de esgoto – ETE da zona leste, que desde o final de 2015 deixou de operar, com todos os resíduos gerados na cidade sendo lançados sem tratamento adequado nos córregos, o que gerou penalidades de multa pela CETESB em 2016, 2017 (duas vezes), 2018, 2019, 2021 e em 2022 uma multa de R$ 22,555.000,00 (vinte e dois milhões e quinhentos e cinquenta e cinco mil reais) pelo IBAMA, valores esses que somados, por si só, já dariam pra resolver essa questão definitivamente.

“Não faltará vontade nem comprometimento para solucionar todos os problemas da autarquia”, finalizou Coghi que conta com o a experiência do Professor XICO GRAZIANO, que já foi Secretário Estadual do Meio Ambiente para executar esse projeto.

Artigos Relacionados

Vereador Lúcio Casa Bela propõe criação do Plano de Carreiras dos Servidores Públicos Municipais de Araras, SP

“É fundamental oferecer aos nossos servidores uma perspectiva de crescimento baseada no mérito e...

Após cobrança do vereador Bonezinho Corrochel, rua Fernando Guerreiro de Lara Franco no Jardim Itamaraty passa por operação tapa-buracos em Araras, SP

“Fazia tempo que a gente pedia essa melhoria. A rua estava cheia de buracos, perigosa....

Vereador Rodrigo Soares se reúne com ministro da Saúde em busca de melhorias para Araras, SP

“Aproveitei a oportunidade para dialogar com o ministro sobre ações que possam beneficiar diretamente os...

Últimas Notícias