Sabaz Sul entra em operação e reforça o abastecimento de água em bairros de Araras, SP

Sistema de Abastecimento da Zona Sul reforça o abastecimento de água nos bairros da região, além da zona leste.

O Sabaz Sul (Sistema de Abastecimento de Água da Zona Sul) já está em operação, reforçando o abastecimento de água no Parque Industrial e bairros vizinhos. O sistema foi projetado pelo Saema – Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (SP), em conjunto com a Prefeitura Municipal, para resolver um problema antigo de falta d’água nas residências da região.

clique na imagem e saiba mais

De acordo com a autarquia, o Sabaz Sul vai melhor o abastecimento de água nos bairros Narciso Gomes, Santa Catarina e nos condomínios Parque Angra dos Reis e Parque Atualle. Com a ligação do Sabaz Sul, os moradores da região leste também estão sendo favorecidos, pois a Estação Elevatória do Belvedere (Avenida Padre Alarico Zacharias) foi desligada, o que aumenta a vazão de água para a região leste, gerando também economia de energia elétrica e custo operacional.

Com o novo sistema, o reservatório de água instalado na Praça Luiz Patrocínio Cabrini, no Parque Industrial, agora é abastecido por gravidade direto pelo reservatório do Distrito Industrial 3, que possui capacidade para 5,6 milhões de litros de água.

O Sabaz Sul possui quase dois quilômetros de extensão: são 1.690 metros de tubos PEAD de 500 mm, na maioria do trajeto que passa pelas ruas Bruno Fiori, Alcides Sottini até a Via Anhanguera, no KM 167. Após a Anhanguera, a rede do Sabaz Sul continua na Rua Rio Grande do Norte até a Rua Santa Catarina, onde os tubos PEAD têm seu diâmetro reduzidos de 500 mm para 300 mm. Ainda na Rua Santa Catarina, a ligação vai até à Rua Alagoas, voltando pela Rua Santa Catarina e encerrando na Praça Luiz Patrocínio Cabrini, no Parque Industrial, onde o reservatório conta com capacidade de armazenamento de um milhão de litros de água.

O Saema destaca que a execução das obras no trecho totalmente subterrâneo da Anhanguera contou com a parceria privada, formada pela autarquia em certidão de diretrizes. Os investimentos nessa nova rede são da ordem de R$ 2 milhões.

Sabaz Leste na fase final

Sistema semelhante está sendo implantado também na região leste para resolver o problema de falta d’água. O Sabaz Leste (Sistema de Abastecimento da Zona Leste) vai interligar a Estação de Tratamento de Água, no Jardim Cândida, à Estação Elevatória do José Ometto, em frente ao Estádio Hermínio Ometto.

A obra consiste na instalação de cerca de 8km de tubos de 630 mm de diâmetro.
O Sabaz Leste já está na fase final e nas próximas semanas entrará em operação, resolvendo outro problema de décadas de falta de água em algumas residências.