Atualmente, as represas que abastecem o município operam com níveis acima de 70% de sua capacidade.
O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) informou que o abastecimento de água na cidade ainda não está em uma situação crítica. No entanto, a autarquia solicita à população que adote práticas conscientes para evitar o desperdício.
Atualmente, as represas que abastecem o município operam com níveis acima de 70% de sua capacidade. De acordo com os dados fornecidos pela Saema, os índices de cada reservatório são os seguintes:
- Represa João Ometto Sobrinho (Água Boa): 77% da capacidade;
- Represa Hermínio Ometto: 70% da capacidade;
- Represa Antônio Meneghetti (Tambury): 74% da capacidade.
Além desses recursos, Araras também conta com a captação de água do Rio Mogi Guaçu para complementar o abastecimento. O presidente da Saema, José Carlos Martini Júnior, destacou que, mesmo enfrentando uma estiagem prolongada, as chuvas já começaram a melhorar a situação dos reservatórios.
“Enfrentamos um período de estiagem severo, mas graças a Deus as chuvas estão começando a vir e, tão logo, as represas totalmente operando com 100% da capacidade”, comentou Martini. Ele ainda reforça a importância do consumo consciente. “Pedimos à população para que evitem o desperdício e que façam o uso da água de forma consciente”, frisou.
Martini lembrou que, embora algumas cidades da região já enfrentem problemas no abastecimento, Araras ainda se encontra em situação relativamente confortável. “No passado, já tivemos dificuldades, e nosso esforço é para que isso não volte a ocorrer”, completou.
Para alertar sobre o desperdício, o Saema também disponibiliza um canal para denúncias através do telefone 0800 014 4321.