Em 2018, o Saema pesquisou 46.532 ligações de água em todo o município; vazamentos localizados são encaminhados ao setor de serviços para devido reparo.

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) retoma o serviço de pesquisa de vazamentos invisíveis na próxima segunda-feira (14). O trabalho consiste em realizar uma varredura em todos os ramais de água, utilizando ferramentas específicas para localizar e reparar vazamentos de água nas redes do município.

Em 2018, o Saema pesquisou 46.532 ligações de água em toda a cidade. “No ano passado, a pesquisa apontou 220 vazamentos que não eram visíveis. Isso significa que, se não fizéssemos esse trabalho, nós estaríamos perdendo uma grande quantidade de água tratada. Com essa varredura, encaminhamos as informações ao setor responsável, que vai até o local e realiza o devido reparo na rede danificada”, explica Susana Ávila, chefe de Hidrometria.

De acordo com a chefe, o ciclo 2019 da pesquisa começa pelo bairro Jardim Cândida e arredores. A ação ocorre de segunda à sexta-feira, preferencialmente no período noturno, pois as equipes utilizam hastes de escuta para verificar ruídos dos vazamentos, necessitando de um ambiente com menos interferência no som.

“Depois de identificado um ruído com a haste, a equipe volta para confirmar com um aparelho chamado “Geofone”. Durante o trabalho de pesquisa, nossa equipe também verifica a pressão na rede de abastecimento e possíveis irregularidades nos cavaletes e derivações, fornecendo informações para que a autarquia desenvolva projetos para melhorias no sistema de abastecimento de água e controle de perdas”, completa Susana.

Após a varredura, quando localizado vazamento, a equipe encaminha as informações ao setor responsável, que vai até o local e realiza o devido reparo na rede danificada

Alerta do Saema

A autarquia reforça que as equipes trabalham devidamente identificadas com uniformes do Saema. “Muitas pessoas também acabam se assustando com o barulho em frente das suas casas, pois nosso pessoal trabalha durante a noite. Nessas situações, havendo qualquer dúvida, basta ligar no setor de emergência 24 horas do Saema no número 0800 014 4321 e confirmar o nome dos funcionários e localização da ação”, finaliza.