Saema orienta moradores sobre o consumo consciente de água em Araras, SP

Reservatórios têm níveis na faixa dos 60% e, caso cheguem a 30%, pode haver racionamento.

A chuva dos últimos dias não foi o suficiente para recuperar os reservatórios da região e, por isso, o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) orienta os moradores sobre o consumo consciente de água.

Na cidade, há três grandes represas que estão na faixa dos 60% de sua capacidade de reserva de água. Caso cheguem a 30%, pode haver racionamento e até multa para quem desperdiçar água.

“Nós já temos um plano de contingência homologado e pronto se a situação piorar, porque se chegar no nível de 30% é decretado crise hídrica. A gente precisa se conscientizar agora para não sofrer depois”, disse o diretor executivo do Saema, Higor Alencar.

clique na imagem e saiba mais

Campanha

Para conscientizar a população, o Saema disponibilizou uma equipe de fiscalização composta por 22 servidores que estão orientando sobre a economia de água.

Entre as dicas estão: evitar lavar calçadas, evitar lavar carros, reaproveitar água da máquina de lavar e escovar os dentes com a torneira fechada. “A gente pede para aguardar subirem os níveis das nossas barragens, porque cada ação, cada detalhe, cada gota vale nesse momento”, comentou Alencar.

Em caso de emergência ou para tirar dúvidas, a população pode telefonar no 0800 014 4321.