Saiba como a poluição pode afetar a estrutura capilar

Woman with hair problems - brittle, damaged, dry, dirty and loss hair concept

Uma boa notícia é que, existem diversos produtos que auxiliam na saúde capilar, cujo podem amenizar esses efeitos, e prolongar a vida de seus fios.

Muitas de nós temos a rotina bem urbana e corrida, andamos de ônibus, enfrentamos trânsito, passamos por avenidas, ruas com industrias e etc. E isso por maiorias das vezes é algo inevitável, pois, é algo do nosso cotidiano, que as vezes acaba passando até despercebido.

Mas você sabia a fumaça desses veículos, fabricas lugares por onde passamos, afetam nosso cabelo e pele? A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem dados que comprovam que 90% da população vive em cidades super poluídas, chegando a ter a qualidade do ar péssima (letal a saúde e causador de dano oxidativo no bulbo capilar).

A medida da qualidade do ar é feita por aparelhos profissionais, posicionados em estações espaciais que captaram amostrar de ar a cada 4 segundos, fazendo mais de 15 mil leituras diária.

Uma boa notícia é que, existem diversos produtos que auxiliam na saúde capilar, cujo podem amenizar esses efeitos, e prolongar a vida de seus fios. Para isso existe algumas soluções, vitamina para fortalecer o cabelo, condicionador e alguns shampoos antioxidantes que servem para combater esse problema.

Lembrando que mesmo assim, é necessário fortalecer os fios, a cauterização e a reconstrução são ótimas aliadas para esta tarefa. Mas enfim, sabendo que a poluição afeta os fios, separamos algumas informações que você precisa saber, confira:

Qual o real impacto da poluição nas madeixas? 

A poluição, como já informado anteriormente, pode causar vários danos aos fios, como: Dermatite, crescimento desacelerado, calvície, danos a fibra capilar.

Vale lembrar que a fumaça de cigarros e narguilés, por exemplo também causam tais efeitos negativos, como: Crescimento desacelerado, calvície e quebra capilar. Isso tudo acontece pois, assim como a poluição, a fumaça desses produtos também é toxica e entope os folículos capilares.

Um ponto curioso, é entender que esse tipo de contato a poluição afeta o brilho dos fios, pois o brilho como já sabemos, é um reflexo de luz, uma cutícula entupida por poluição acaba não interagindo com a luz.

E claro, vale lembrar que a oleosidade é causa por grande maioria por poluição, pois os gases poluentes emitidos pelo cigarro e veículos por exemplo, afetam fortemente os fios, causando a oleosidade, cujo em excesso destrói os fios.

Solução ao problema

Antes de usar qualquer vitamina para fortalecer os cabelos, lembre-se que a limpeza do cabelo é a solução número 1 para tratar esse problema. Pela limpeza adequada dos fios, usando produtos corretos (creme, condicionador e shampoo), é possível limpar os fios desse fio, e também proteger o fio de futuros agentes de poluição.

Claro, também existem truques mais práticos, para diminuir esses efeitos como, escovar os cabelos com mais frequência. E claro, esse aqui abaixo, confira:

  • Lave os fios e o couro cabeludo com água em temperatura morna ou ambiente;
  • Aplique o shampoo;
  • Enxague usando água corrente, de cima para baixo, de forma abundante, não esfregue os fios e nem o couro, pois causa efeito negativos.

 

Dessa forma simples, e conhecida, se pode diminuir a poluição acumulada nos fios, e é tão potente quanto uma vitamina para fortalecer os cabelos, caso seja feito com frequência e cuidado.

Vitamina para fortalecer os cabelos 

A alimentação também é uma grande vitamina para fortalecer os cabelos, e muitas das vezes é mais poderosa do que cosméticos. 

O cabelo possui mais de 97% de proteínas, nutriente que tem origem animal, alimentos como, carne bovina e suína, peixes e frutos do mar, ovos e leite são alimentos que auxiliam na formação do bulbo do cabelo e das madeixas.

Outra vitamina poderosa nessa missão é a vitamina C, ela tem ótimo poder antioxidante para os fios, e ela está presente em alimentos fáceis de encontrar em nossa rotina como, espinafre, agrião, brócolis, laranja, acerola, limão e morango.

Já as vitaminas que estão no complexo B presentes estão presentes nas carnes como, frango, musculo, sobrecoxa, bife. As vitaminas do complexo B são potentes no crescimento capilar, já que elas têm o poder de multiplicação celular.

E por último e não menos importante temos o zinco e selênio, eles são localizados em carnes, feijão, laticínios e cereais, e são responsáveis por trazer os principais nutrientes aos fios. Esses minerais também auxiliam no crescimento e fortalecimento dos fios.

Conclusão 

Então como pode ver existem diversos alimentos que fortalecem o cabelo, o cabelo estando forte, absorve menos poluição e se recupera mais rápido de danos, então recomendamos você a se atentar a sua alimentação.

Vale lembrar que, a rotina também conta, já que, se você tem uma rotina que lhe faz ficar muito próximo de poluição os resultados da alimentação podem ser alterados, para esse caso, recomendamos a lavagem mais frequente dos fios.

É isso, caso tenha gostado do artigo, mande para alguma amiga, para que ela possa aprender também a amenizar os efeitos negativos da poluição causada nos fios.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT