Sancionada lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes sexuais

O objetivo da nova lei é prevenir os crimes de natureza sexual, permitindo, por exemplo, que empregadores consultem o histórico de candidatos.

A lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes sexuais está sancionada. O texto recebeu o aval do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que é a última etapa da tramitação de um projeto que vira lei – e o texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 28 de novembro.

O cadastro público incluirá o nome completo, CPF e informações sobre a pena de condenados pelos crimes de pedofilia e estupro. Os dados da vítimas continuarão sendo sigilosos.

O objetivo da nova lei é prevenir os crimes de natureza sexual, permitindo, por exemplo, que empregadores consultem o histórico de candidatos.

A inclusão do nome do agressor no cadastro nacional será feita a partir de uma condenação já em primeira instância. Caso o réu seja absolvido em instâncias superiores, as informações serão retiradas da lista pública.

Artigos Relacionados

Vereador Bonezinho faz pedido de nebulização contra a Dengue por toda cidade de Araras, SP

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade registrou 29 novos casos de...

Vereadora Mirian Vanessa Pires propõe criação do projeto “Escola de Gênios” para potencializar habilidades de pessoas com TEA em Araras, SP

A iniciativa visa identificar talentos específicos de alunos com TEA e oferecer atividades personalizadas que...

Vereador Lúcio Casa Bela tenta resgatar morador de rua em meio à mata no Jardim Ouro Verde em Araras, SP

Apesar de não ter conseguido resolver a situação de imediato, ele garantiu que continuará acompanhando...

Últimas Notícias