Santa Casa consolida fortalecimento e inicia nova fase na comunicação em Araras, SP

Principal instituição hospitalar da cidade e referência SUS para mais quatro cidades avança no processo de profissionalização da gestão.

A Santa Casa de Araras (SP) está vivenciando a consolidação do fortalecimento da instituição e iniciando uma nova fase na comunicação com a sociedade, através dos mais variados canais.

Principal hospital de Araras, referência SUS para mais quatro cidades – Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, municípios cuja população somada é de mais de 350 mil pessoas, a Santa Casa avança no processo de profissionalização da gestão e passa a comunicar seus valores, serviços, desafios e realizações de forma mais dinâmica, sobretudo nas redes sociais.

As mudanças vêm na esteira de uma série de medidas que a Irmandade de Misericórdia, mantenedora da Santa Casa de Araras, bem como a administração do hospital, vêm adotando para melhorar a performance da instituição e recuperar sua capacidade de investimentos e inovação.

Ao longo dos últimos dois anos, a gestão da Santa Casa, apoiada pela Provedoria e Irmandade, vem reestruturando departamentos, assumindo a operação de alguns serviços, terceirizando outros por meio de parcerias criteriosamente estruturadas, bem como otimizando recursos materiais, tecnológicos e humanos, e aprimorando processos.

A pandemia trouxe muitos desafios, mas não impediu que os esforços de melhoria da gestão continuassem. O hospital reforçou estruturas, prestou e vem prestando atendimento de excelência a pacientes Covid, preservando os demais setores, colaborando para que a cidade tenha uma das mais baixas taxas de letalidade pela doença no país.

Enquanto no Estado de São Paulo a letalidade está em 3,4% e no Brasil 2,8%, em Araras esse índice é de 2,1%. “O ideal seria zero, pois cada vida importa, e importa muito. Mas nos desdobramos para dar aos pacientes o melhor acolhimento e atendimento, e a nossa taxa de letalidade reflete esse cuidado”, opina o diretor técnico Helder Camargo Preto.

Empresário ararense voluntário ajuda na gestão

A gestão administrativa e financeira da Santa Casa também passou por uma profunda reestruturação, e abrangeu a renegociação de dezenas de contratos, em bases mais assertivas e em linha com as estratégias da instituição. 

Há cerca de dois anos, esse trabalho ganhou impulso extra com a chegada do empresário ararense Hildebrando Xavier de Sousa, que, voluntariamente, vem contribuindo na gestão administrativa e financeira da instituição. 

Projetos de modernização da estrutura física do hospital foram retomados, assim como de renovação e melhoria no parque hospitalar, com aquisição de alguns equipamentos.

Nos próximos dias serão anunciadas obras de renovação de importantes setores do hospital e a conclusão de melhorias em outros.

Por fim, a gestão de pessoas também passou por reformulações, visando um relacionamento interno mais fluido, dinâmico e integrado, tanto com o corpo clínico quanto com as equipes de funcionários de todos os setores.

Mais interação e proximidade com a sociedade

Utilizando canais digitais, a Santa Casa de Araras inicia agora também uma aproximação maior com o público, por meio de uma presença online regular, produção de conteúdos multimídia que levam educação em saúde e informação de utilidade pública às pessoas, e também otimizando o fluxo de atendimento à imprensa.

A missão vem sendo executada com assessoria de uma agência de Araras com larga experiência no atendimento a empresas privadas e órgãos públicos.

O trabalho da agência incluiu reformulação do site da Santa Casa (www.iscma.com.br), a produção de conteúdo informativo para o portal e para mídias sociais, a renovação da logomarca da Santa Casa e a extensão do reforço e da modernização da comunicação também para a Associação São Luiz Saúde.

Para o provedor da Santa Casa, Eduardo de Moraes, os movimentos feitos pela instituição complementam os esforços dos muitos gestores que já passaram pelo hospital e sinalizam para a sociedade que ele está pronto para dar novos passos adiante. “Muita gente boa e dedicada passou por aqui, nós conseguimos um avanço grande nos últimos dois anos, mas o trabalho é constante. E agora, com esse nível mais alto de profissionalização, e nos comunicando melhor com a comunidade, esperamos transmitir esse clima interno de boas perspectivas que temos”, afirma. 

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT