Sargento aposentado morre ao salvar adolescente de 13 anos de afogamento no litoral de SP

Idoso teve um mal súbito no mar e foi resgatado por um guarda-vidas. Apesar das manobras de salvamento, ele não resistiu.

Um sargento aposentado da Polícia Militar, de 60 anos, morreu na manhã deste domingo (6) ao salvar uma adolescente de 13, em uma praia de Guarujá, no litoral de São Paulo. José Cláudio Mantovani morava na cidade de Cerqueira César, no interior paulista. As informações foram divulgadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

De acordo com as autoridades, por volta das 11h45, ele estava na Praia da Enseada e escutou o pedido de socorro da mãe da menina, que teria sido arrastada por uma corrente de retorno. Ele decidiu entrar no mar para tentar salvar a menina e conseguiu retirá-la da correnteza antes que ela se afogasse.

clique na imagem e saiba mais

No entanto, o sargento aposentado teve um mal súbito na água, segundo o GBMar. Banhistas que estavam no local acionaram um guarda-vidas, que auxiliou na retirada do idoso da água, e constatou que ele havia tido uma parada cardiorrespiratória. Uma equipe dos bombeiros também foi acionada para auxiliar no salvamento.

Manobras de reanimação foram usadas pelas autoridades e ele foi socorrido à uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde foi constatada a morte. Ao GBMar, a esposa do idoso informou que ele era hipertenso e não fazia uso de bebida alcoólica. Mantovani era sargento aposentado pelo 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior.