Saúde dos cães está diretamente ligada à alimentação

Existem diversos problemas que podem afetar a saúde dos cães de acordo com aquilo que eles comem.

Assim como nós, seres humanos, a saúde dos cães está diretamente ligada à alimentação, portanto, aquele inocente pedacinho de alguma coisa que estamos comendo e o cãozinho fica com o olhar comprido pedindo, pode ocasionar muitos males à saúde do seu amigão.

É claro, que esse foi só um dos exemplos de hábitos errados que acabamos por acostumar nossos mascotes. Mas existem diversos problemas que podem afetar a saúde dos cães de acordo com aquilo que eles comem.

Acompanhe o texto e veja quais as principais doenças causadas por má alimentação em cães.

Diarréia em cães.

A diarreia em cães é um sintoma muito claro que algo que o animal comeu ou bebeu não lhe fez bem. Não costuma ser um problema muito sério se durar até uns dois dias, mas caso passe desse tempo, é necessário procurar um veterinário.

Busque por sinais em sua casa que possam indicar que o animal comeu algo de errado, como sabão, sabonetes, caixas, plantas, lixo. Esses itens geralmente também causam vômitos.

A diarreia está mais relacionada à alguma mudança que você tenha feito deliberadamente na alimentação do seu cachorro ou por contaminação da água. Caso você suspeite que seja a água da torneira que esteja contaminada, passe a fornecer água filtrada para o seu cãozinho.

Alimentação em excesso

Muitos tutores acreditam que sempre devem oferecer ração assim que o animal terminar de comer, ou seja, manter a vasilha sempre com comida. Isso é um erro.

As rações bem balanceadas, com quantidades suficientes de nutrientes indicam em seus rótulos, a quantidade diária para o animal, de acordo com seu porte físico, peso ou até mesmo raça.

Principalmente se você vive em apartamentos e seu cachorro tem menos possibilidade de se exercitar, é preciso ter bastante atenção ao excesso de alimentação para que seu pet não fique obeso e desenvolva diversas outras enfermidades relacionadas ao excesso de peso.

Comida caseira

A comida que nós comemos, com temperos (muitas vezes industrializados), gorduras, sabores e cheiros diferentes são tentadoras para os cães, justamente por oferecer algo mais saboroso e interessante para o olfato e paladar canino.

Entretanto não caia na tentação de dar pedaços ou sobras de comida para o seu cão. Mesmo que ele não apresente nenhum sintoma a curto prazo, ele pode se desinteressar pela ração e ter outros problemas de saúde a longo prazo.

Alergias alimentares

Costumam dizer que os cães ficaram mais frescos, que antigamente não existia isso de cão ter alergia. Isso é pura ignorância. Na verdade, o que evoluiu foi a medicina e os recursos diagnósticos para que veterinários possam identificar diversas doenças, inclusive alergias alimentares.

A alergia alimentar pode se manifestar de diversas formas, como queda excessiva de pelos, perda repentina de peso, vômitos e fezes amolecidas. Seja por tentativa e erro ou por meio de exames diagnósticos, o médico veterinário pode prescrever remédios para alguma intolerância ou alergia e recomendar o uso de ração hipoalergênica.

Gastrite

A gastrite em cães pode ser desencadeada pela reação a antígenos bacterianos. Também pode ocorrer pelo consumo de alimentos estragados ou mal conservados, ou excesso de medicação para outras patologias do bichinho. 

Conclusão

  1. Para garantir uma boa alimentação, se possível compre rações de boa qualidade, verifique as condições de higiene do local de venda e mantenha a ração bem guardada em potes bem fechados, evitando assim contaminação por formigas, baratas, moscas ou ratos.
  2. Cuide também de manter o lixo longe do alcance dos cães, assim como plantas tóxicas e demais produtos e objetos que possam ser atrativos para que os cães comam.
  3. A alimentação oferecida aos cães deve ser a principal preocupação de um bom tutor, pois é através dela que o cachorro gozará de boa saúde e dará menos preocupações e despesas com veterinários e remédios.
  4. Um cão saudável também irá ofertar ainda mais amor e carinho ao seu tutor e toda a família e terá uma vida mais longa e feliz.
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT