Secretaria de Agricultura do Estado de SP alerta sobre sementes recebidas com correspondências internacionais

Relatos apontam que material está vindo junto das embalagens de compras realizadas pela internet.

A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo faz um alerta à população sobre pacotes de sementes encaminhados junto a correspondências internacionais, principalmente, provenientes da Ásia, sem que eles tenham sido adquiridos ou solicitados pelos remetentes. De acordo com relatos, os grãos estão acompanhando compras realizadas pela internet.

Caso receba esses pacotes, o cidadão não deve abrir a embalagem com as sementes e nem plantá-las em solo brasileiro sem análises prévias. O alerta, de acordo com a Secretaria Estadual, é de risco biológico e sanitário.

clique na imagem e saiba mais

O material deve ser encaminhado aos órgãos ambientais e agrícolas competentes. Em Araras, se houver ocorrências, os itens devem ser destinados à Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Emilio Ferreira, 70, Centro.

O Ministério da Agricultura informou que, até a última quinta-feira (1º), 181 casos de sementes misteriosas da Ásia foram registrados no Brasil.

Além de São Paulo, há denúncias de recebimento de pacotes semelhantes em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás, Rondônia, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.