Secretaria de Saúde realiza neste sábado o Projeto – Mês Preventivo

O Projeto tem por objetivo a realização de exames de prevenção ao câncer de colo de útero, mama e boca

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde realiza neste sábado (29), no ESF Itamaraty o Projeto “Mês Preventivo”. Trata-se de Campanha Municipal de Prevenção Contra o Câncer de Colo de Útero, Mama e Boca.

A Campanha acontece bimestralmente e consiste na realização de exame de Papanicolau, Mamografia e avaliação Odontológica, com o objetivo de diagnósticos de prevenção e controle da saúde da mulher.

clique na imagem e saiba mais

O exame Papanicolau deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.

Em relação ao Câncer de Mama, o exame de mamografia é a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos.

Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama. Esse exame é extremamente útil, em especial, nas mamas gordurosas e naquelas de mulheres na pós-menopausa, pois permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, usando uma carga de radiação muito baixa.

Já para o diagnóstico de Câncer de Boca o médico responsável fará perguntas sobre seu histórico clínico, bem como de possíveis sintomas, para avaliar se alguma alteração pode sugerir um câncer de boca e ou orofaringe.

Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esses exames, converse com ela sobre sua importância. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio!

O Dia D da Campanha acontece neste sábado (29), das 9h às 15h no ESF Itamaraty, localizado na Rua Otavio Sardinha, 42 – Jardim Itamaraty. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3571.9995.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura do Município de Leme