No entanto, além da falta de procura inicial, agora há um novo desafio: a indisponibilidade de doses.

A Secretaria Municipal da Saúde de Araras alerta para a baixa procura pela vacina contra a dengue entre o público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até o momento, apenas 36,16% desse grupo recebeu a primeira dose e 14,93% completou o esquema vacinal com a segunda dose.
“Infelizmente, nossa cobertura vacinal está muito aquém do satisfatório, já que só está realmente imune à dengue quem toma as duas doses. A vacinação é tão importante quanto o combate aos focos da doença”, destacou o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia).
A baixa adesão à vacina preocupa as autoridades sanitárias, especialmente em meio ao aumento dos casos da doença. No entanto, além da falta de procura inicial, agora há um novo desafio: a indisponibilidade de doses.
“Um problema é que quando tem vacina, a procura é muito baixa. E agora que as pessoas estão tomando consciência da importância da vacinação, a vacina está em falta em todo o país. Representantes da Saúde de Araras estiveram no Departamento Regional de Saúde nesta segunda-feira (24), mas não conseguiram vacinas contra a dengue. Segundo eles, as doses devem chegar a Piracicaba nesta quarta-feira (26), e aí vão agendar para retirarmos. Então, até o final desta semana ou início da próxima, Araras deve voltar a ter vacina contra a dengue para aplicar em crianças e adolescentes”, explicou Tavane Malaguesse, enfermeira-chefe da Vigilância em Saúde.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para evitar novos casos da doença e pede que pais e responsáveis fiquem atentos à chegada de novas doses.
