Secretaria Municipal da Saúde divulga sobre a “Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral” em Araras, SP

Com objetivo de criar uma de rede de comunicação sobre a doença, iniciativa acontece de 9 a 14 deste mês.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a cidade de Araras (SP) irá participar da “Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral”. Com objetivo de criar uma rede de comunicação sobre a doença, a iniciativa acontece dos dias 9 a 14 deste mês.

Podendo atingir humanos e animais, a Leishmaniose é causada por um parasita (Leishmania chagasi / infantum) e transmitida pela picada do inseto contaminado flebotomíneo, popularmente conhecido como Mosquito-palha.

A Leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea. Os sintomas podem incluir febre prolongada, anemia, emagrecimento, fraqueza e cansaço inchaço do baço ou fígado, diarreia e inflamação dos gânglios linfáticos. Algumas pessoas não apresentam sintomas. Existem medicamentos para eliminar os parasitas. Se não forem tratados, os casos graves costumam ser fatais. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o diagnóstico e tratamento gratuitamente.

Já nos animais, a doença pode causar emagrecimento, perda de apetite, diarreia e vômito, feridas no focinho, pele e orelhas, queda de pelos, crescimento das unhas e sangramentos intestinais.

Outras informações sobre a “Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral” podem ser obtidas pelo telefone 3132-0575 (Setor de Controle de Endemias).

A “Semana Estadual” tem como base a Lei Federal nº. 12.604/2012 – que trata da “Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose”.

 

Dicas de prevenção contra a Leishmaniose Visceral

– Manter casa e quintal sempre limpos;

– Recolha restos de folhas e frutos apodrecidos;

– Evite instalar abrigos de animais e aves perto das casas;

– Não deixe os animais soltos na rua e cuide da sua saúde com frequência;

– Use repelente no corpo conforme orientação médica.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT