Secretário Bruno Roza apura indícios de irregularidades com recursos da Educação e revela caos deixado pela gestão anterior nas escolas de Araras, SP

Ele apontou uso indevido de recursos do Fundeb e suspeita de que a gestão anterior não aplicou os 25% obrigatórios na Educação. O caso está sendo documentado e investigado.

O secretário municipal da Educação, Bruno Roza, revelou uma série de irregularidades e desafios encontrados ao assumir a pasta no dia 2 de janeiro. Em entrevista na sexta-feira (28), no programa CAFÉ COM NOTÍCIAS, ele afirmou que as contas da secretaria estavam zeradas, incluindo recursos próprios e do QS, além de apontar a aplicação inadequada de verbas do Fundeb.

Segundo Roza, os recursos do Fundeb foram utilizados para pagamentos indevidos, e há indícios de que a gestão anterior não aplicou os 25% obrigatórios na Educação. “Estamos documentando e mandando apurar isso. Tudo indica que não houve essa aplicação no ano passado”, destacou.

O secretário enfatizou que, diante da escassez de recursos, a atual administração precisou reavaliar contratos e projetos para priorizar o essencial. Ele criticou situações como a falta de produtos básicos de limpeza nas escolas, enquanto a secretaria investia em projetos desalinhados com as necessidades atuais. “Se tem dinheiro para fazer, faz. Se não tem, faz o básico. O básico não foi feito”, reforçou.

Entre os problemas encontrados, Roza relatou um caso alarmante no Núcleo de Educação Narciso Gomes, onde penas começaram a sair das torneiras da escola. Após investigação, descobriu-se que a caixa d’água estava aberta e sem limpeza há três anos. “Isso precisa ser feito a cada seis meses. As crianças estavam tomando banho e usando água contaminada”, denunciou. Sem contrato ou licitação vigente para a manutenção, a secretaria contou com apoio emergencial do Saema para higienizar o reservatório.

Diante da situação, Bruno Roza anunciou que uma licitação já está sendo iniciada para a limpeza de todas as caixas d’água das escolas municipais, garantindo condições adequadas de higiene e segurança para alunos e funcionários.

Artigos Relacionados

Equipe Anjos da Guarda realiza palestra sobre Bullying e Cyberbullying em escolas municipais e estaduais de Araras, SP

Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, os palestrantes destacaram os impactos negativos do bullying...

Prefeitura firma acordo com Comitê Paralímpico para promover esporte nas escolas de Araras, SP

Professores e gestores poderão realizar cursos de formação e inclusão; assinatura aconteceu nesta terça-feira (8).A...

Escola Legislativa promove reflexão sobre bullying na Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra” em Araras, SP

Mais de 280 alunos dos 6º, 7º, 8º anos do ensino fundamental e do 1º...

Últimas Notícias