Simpósio da AMVAR reúne principais especialistas em nefrologia veterinária

Os três dias do evento, em ambiente virtual, deve reunir mais de 400 profissionais de todo o Brasil.

O Simpósio de Nefrologia da Associação dos Médicos Veterinários de Araras e Região (AMVAR) começa nesta terça-feira (22) e vai reunir os principais especialistas da área em palestras dobradinhas (duas em uma). Os três dias do evento, em ambiente virtual, deve reunir mais de 400 profissionais de todo o Brasil.

O simpósio será aberto pelo prof. dr. Hugo Cardoso, pós-graduado em nefrologia e urologia de Pequenos Animais e mestrando em ciência animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). “Ele tem grande experiência em clínica e cirurgia gerais, nefrologia, urologia e internação de animais de companhia”, reforça Valmir B. Nascimento, presidente da AMVAR.

O primeiro tema a ser abordado por Cardoso será “Fluidoterapia na rotina da clínica: o antes, o agora e o depois”. A fluidoterapia é considerada um tratamento de suporte, tendo como principais objetivos expandir a volemia (volume sanguíneo), corrigir desequilíbrios hídricos e eletrolíticos, suplementar calorias e nutrientes, auxiliar no tratamento da doença primária.

O segundo tema de Cardoso será “Hemogasometria na DRC: Isso faz a diferença”, na qual o especialista expandir sobre a análise dos gases arteriais em pacientes com doenças renais crônicas. “Os dois temas são de grande relevância na rotina das clínicas veterinárias”, ressalta Valmir. As palestras começam as 20h e serão transimitas pela plataforma Zoom.

O Simpósio será retomado no dia 31, com a presença do prof. Dr. Luciano Giovanini, que também vai abordar dois temas: 1 – Caracterizando e Manejando a Obstrução Ureteral; e 2 – Identificação e Tratamento do Hiperparatireoidismo Secundário Renal. Luciano é o atual Presidente do Colégio Brasileiro de Nefrologia Veterinária (CBNUV).

O terceiro dia do Simpósio vai acontecer no dia 13 de abril e a dobradinha será conduzida pelo prof. dr. Júlio Cambraia, professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Science de La Vie e de La Santé – Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne).

O primeiro tema de Cambraia será “Proteinúria e suas graves consequências”, que vai abordar a presença de proteína na urina e suas consequências. Depois ele fala sobre “Biomarcadores das Injúrias e Insufisiências Renais”.
Fechando o Simposio de Nefrologia, no dia 20 de abril, Hugo Cardoso e Julio Cambraia conduzem o tema “Diferenciado DRC e IRA”, que são duas síndromes que atingem o sistema renal do animal.

A participação no Simpósio de Nefrologia é gratuita para os associados da AMVAR, ABHV e FEVERESP. em participar devem entrar em contato pelo telefone (19) 99785-2577. A palestra começa pontualmente às 20h, na plataforma Zoom.
O ciclo de Educação Continuada da AMVAR conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/SP), além dos laboratórios e distribuidores Abase, Agener, Orsati, Avert e Tecbio.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP