Sindicato critica reajuste de salário parcelado apresentado pelo prefeito Pedrinho Eliseu aos servidores municipais de Araras, SP

Ele não concedeu aumento no valor do vale-alimentação. O projeto de lei será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

O prefeito Pedrinho Eliseu (PL) apresentou na quarta-feira (5) a proposta de reajuste salarial aos servidores municipais de 4,62%, equivalente à inflação, a ser pago de forma parcelada até dezembro. Ele não concedeu aumento no valor do vale-alimentação. O projeto de lei será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

O reajuste foi proposto em live na qual o prefeito afirmou que não poderia conceder aumento salarial por serano eleitoral. O sindicato da  categoria (SindSepa) reclama que, conforme a legislação, ele teria a possibilidade de realizar o reajuste até o mês de março, mês da data -base da categoria.

O sindicato contesta a decisão de conceder o reajuste em junho, enfatizando ser inconsequente, “demonstrando que a atual administração não respeita os servidores”. Alega que “o prefeito não aceitou abrir negociações e se fechou em reuniões com alguns grupos e vereadores alinhados com o governo”.

Em sua manifestação nas redes sociais, o SindSepa também afirma que “o prefeito precisa crescer e aceitar que o sindicato representa a categoria e tem que ser incluído nas decisões. Já esses vereadores deveriam se envergonhar de se prestarem a esse papel”.

Sobre o reajuste

Na noite desta quinta-feira (6), o prefeito Pedrinho Eliseu anunciou um reajuste salarial de 4,62% para os servidores municipais de Araras/SP. Este aumento, que será pago de forma parcelada até dezembro, visa cobrir a inflação acumulada. No entanto, o valor do vale-alimentação dos servidores não será reajustado.

O projeto de lei será agora analisado pelos vereadores na Câmara. Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras (Sindsepa), o prefeito afirmou que não poderia conceder aumento salarial por ser ano eleitoral, mas, conforme a legislação, ele teria a possibilidade de realizar o reajuste até o mês de março.

Para o SindSepa, essa decisão de conceder o reajuste só agora é totalmente inconsequente. “O prefeito não aceitou nossas solicitações para abertura da mesa de negociação e ficava fazendo reuniãozinha com alguns trabalhadores e seus cupinchas da Câmara”.

O anúncio foi feito durante uma live ao lado dos vereadores Marcelo de Oliveira (Republicanos), Deise Olímpio (PL), Márcio Tonisse (Podemos), Mané da Rádio (PL) e o representante de José Roberto Apolari (MDB), que apoiam as ações do governo.

O prefeito explicou que, embora a lei da data base permita reajustes a partir de abril, devido às condições econômicas e à legislação eleitoral, o aumento será restrito à inflação. Ele destacou que a medida foi cuidadosamente planejada para garantir a sustentabilidade financeira do município.

Desde 2021, os servidores municipais de Araras já receberam reajustes que somam 33,62%, incluindo um ganho real de 8,18%, acima da inflação. O vale-alimentação também foi ajustado de R$ 200 para R$ 325 nesse período, um aumento de 62%.

Apesar das restrições impostas pela legislação eleitoral, o prefeito reafirmou seu compromisso com os servidores, garantindo que o reajuste salarial proposto visa manter o poder de compra dos funcionários municipais. Agora, o projeto aguarda a aprovação dos vereadores para entrar em vigor.

 

Artigos Relacionados

Secretário “Baiano da Famácia” busca emendas com deputados na Alesp para a Saúde de Araras, SP

Ele esteve em São Paulo nesta quarta-feira (12) onde se encontrou com deputados estaduais e...

Vereador Bonezinho Corrochel solicita aumento de médicos nos postos de saúde e destaca compromisso da gestão municipal com melhorias em Araras, SP

“Sabemos que o prefeito Maretto tem um compromisso sério com a saúde e está trabalhando...

Vereadores se reúnem com secretário Municipal de Saúde após sessão em Araras, SP

A reunião com o secretário teve como objetivo esclarecer dúvidas e buscar soluções para melhorar...

Últimas Notícias