Tenho uma doença cardíaca grave, devo pedir aposentadoria ou auxílio-doença?

Conheça quais patologias cardíacas graves dão direito a benefícios do INSS e quem pode solicitar os pagamentos.

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) concede dois benefícios que podem causar dúvidas em muitos brasileiros: o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Quem tem uma doença cardíaca, muitas vezes não sabe que tem direito a uma dessas ajudas.

As duas possibilidades existem para cidadãos com problemas no coração, mas a concessão depende d0 quanto essa doença afeta o dia a dia do solicitante. Esse grau é reconhecido por meio da perícia médica, feita por um profissional de saúde do INSS.

O que é uma cardiopatia grave?

Para que o problema cardíaco possa ser motivo da liberação de um benefício, ele precisa impossibilitar o cidadão de realizar atividades rotineiras, incluindo laborais. A cardiopatia grave ocorre quando o coração começa a perder sua capacidade funcional por motivo de doença ou alteração congênita.

Veja as classificações existentes: Cardiopatia grave crônica; Cardiopatia grave aguda; Cardiopatia grave terminal. Após receber diagnóstico que comprove que esforços simples e rotineiros podem até colocar sua vida em risco, o interessado deve solicitar a perícia médica para garantir o pagamento do benefício.

Auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?

O auxílio-doença, atualmente conhecido como benefício por incapacidade temporária, é concedido nos casos em que a perícia conclui que há possibilidade de recuperação do segurado e de retorno ao mercado de trabalho.

Já a aposentadoria por invalidez, hoje chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, atende brasileiros permanentemente incapazes de exercer suas atividades laborais, sem possibilidade de recuperação.

Para definir o benefício certo em cada caso, é importante saber qual é o diagnóstico exato da cardiopatia grave. Para facilitar o processo, o segurado pode procurar a ajuda de um advogado previdenciário.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT