Tipos de água potável e como comprar água mineral

Você sabia, por exemplo, que a água dos sistemas de abastecimento de todo o Brasil tem flúor em sua composição?

Como você consome água na sua casa? Não a água de lavar o quintal, dar descarga ou tomar banho. Estamos falando da água que você e sua família bebem e utilizam para cozinhar alimentos, ou seja, o que vamos tratar aqui nesse texto é de água potável e as diversas formas de obtê-la. 

O que é água potável

Água potável, em linhas gerais, é aquela própria para o consumo humano, ou seja, que está livre de impurezas que ofereçam risco à saúde. Aí existem diversos tipos de águas engarrafadas ou a que bebemos e é fornecida pelos sistemas de abastecimento de cada Estado e cidade.

A água dos sistemas de abastecimento precisa obedecer à conceituação de água própria para consumo humano disposta pela portaria de consolidação 5 do Ministério da Saúde, de 28 de setembro de 2017. 

O documento determina um padrão limite de tolerância a substâncias que representam risco à saúde ou que possam afetar a adequação à ingestão, além de norma sanitária para todo o processo produtivo e regra para tratamento com cloro, entre outros itens.

Você sabia, por exemplo, que a água dos sistemas de abastecimento de todo o Brasil tem flúor em sua composição? Isso é uma medida adotada no país desde 1945 e recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como uma das formas de prevenção à cárie.

Outros tipos de água

Já sabendo que água potável é qualquer água própria para o consumo humano, vamos agora descobrir quais são os demais tipos de água potável.

Água Mineral

É toda água originada de fontes naturais que possuam composição distintas das águas comuns oriundas do sistema de abastecimento. A água mineral possui diversas características que podem diferir umas das outras, como origem da fonte, tipo de solo da região, tipo de rocha, clima, altitude etc…

Todos esses fatores irão influenciar no tipo de água, características químicas, físicas e orgânicas, conferindo inclusive, a algumas delas, características que, supostamente, não são atribuídas à água potável, como cor, cheiro e sabor, sem que isso influencie em nada na sua potabilidade.

 Algumas, até mesmo por tais características, possuem ação medicamentosa.

Água filtrada

Também chamada de água potável de mesa, é a água que vem dos sistemas de abastecimento e passa por processo de filtragem caseiro, seja em filtros de barro, cerâmica ou outros filtros que utilizam uma vela para reter as impurezas.

Água Ozonizada

É a água purificada através do gás de ozônio, em aparelhos chamados ozonizadores. Esse é um excelente processo de purificação da água, já que o gás ozônio tem grande poder antisséptico. 

Água Purificada

É a água que passa por aparelhos que funcionam acoplados à torneira ou diretamente ao encanamento. Possuem uma bomba que dá pressão à água, fazendo com que ela passe por um filtro mais poderoso que as velas comuns.

O filtro desses purificadores, são capazes de eliminar pequenas partículas, bactérias e até mesmo retirar o cloro da água.

Como comprar água mineral

Com ou sem gás, a água mineral, principalmente a sem gás, tem no mercado tantas apresentações, de tantos tamanhos diferentes que é até difícil enumerar todas elas. Entretanto vamos listar as principais apresentações da água mineral sem gás em embalagens plásticas: 300 ml, 500ml, 1 litro, 1,5 litro, 2 litros, 5 litros, 10 litros e 20 litros (aqueles famosos galões azuis). Dessa lista, as embalagens menores são encontradas em bares, lanchonetes e restaurantes. Já as embalagens intermediárias são encontradas em supermercados.

Entretanto, os galões de 20 litros geralmente são vendidos em depósitos e têm a sua compra condicionada à entrega de um vasilhame vazio. Eles são usados em casas, mas principalmente em ambientes comerciais, como escritórios, salões de beleza e lojas diversas.

Por ser um produto pesado, sua compra é normalmente feita através de um disk água mais próximo, por isso se você usa esse tipo de produto em sua casa ou empresa, é sempre bom ter um galão reserva e ter na agenda do seu telefone os principais fornecedores da sua região.

É importante lembrar para quem faz uso desse tipo de embalagem de água mineral, verificar sempre o lacre da água, verificar se o distribuidor é confiável e possui boas condições de estocagem e armazenamento e também conferir se a empresa que engarrafa a água é certificada.

Ah, e nunca se esqueça de higienizar  com água e sabão ou com álcool 70º o galão antes de acoplar à base, sobretudo a parte que ficará em contato dentro da base.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT