Tire suas dúvidas sobre deixar dinheiro guardado no Nubank

Pagamentos, transferência, conta, cartão de crédito e entre tantas opções, uma das grandes dúvidas das pessoas.

Que o Nubank é uma daz fintechs mais faladas nos últimos tempos todo mundo já sabe, certo? Mas e quanto às suas funcionalidades? O que você conhece e o que você já utiliza desse banco digital?

Pagamentos, transferência, conta, cartão de crédito e entre tantas opções, uma das grandes dúvidas das pessoas é se deixar dinheiro no nubank vale a pena? Você já se perguntou sobre isso e sabe como funciona essa opção? Vamos falar mais sobre ela!

clique na imagem e saiba mais

Nubank e a Nuconta

O Nubank surgiu com a proposta de ser um cartão de crédito sem taxa e desburocratizado. Com seu sucesso e rápido crescimento, diversas foram as novas funções que são disponibilizadas para seus usuários.

A NuConta é uma delas. Essa é a conta digital gratuita da fintech que funciona como uma conta de pagamentos, sendo possível realizar transferências, pagamentos, transações via débito, entre outros.

Com essa conta surgiu também a função guardar dinheiro, em que os usuários podem separar o dinheiro daquele usado no dia a dia, visando ter maior controle sobre suas finanças.

Por não ser exatamente uma conta corrente, muitas pessoas utilizam essa possibilidade justamente para guardarem o seu dinheiro já que essa é uma aplicação de renda fixa de baixo risco.

Como funciona a NuConta?

A NuConta foi lançada em 2017 e, desde então, é recheada de funcionalidades, como:

  • Pagamento de contas;
  • Recebimento de salário;
  • Função débito;
  • Guardar dinheiro;
  • Empréstimo pessoal com taxas entre 2% e 5% ao mês;
  • Saques na rede Banco 24 Horas, com custos por operação.

 

Pode parecer semelhante a uma conta corrente, mas ela não é uma conta desse tipo e sua diferenciação se dá pois o Nubank não pode misturar o dinheiro dos depósitos de clientes aos seus próprios recursos, ainda que esse dinheiro não seja aplicado em nome desses.

O dinheiro também não pode ser utilizado para pagar dívidas da instituição em caso de falência e nem pode ser congelado por qualquer ação judicial.

A NuConta é um investimento?

Muitas pessoas se perguntam se essa conta funciona como uma espécie de poupança ou se ela é de fato um investimento. Essa conta é uma aplicação de renda fixa de baixo risco e o dinheiro investido é aplicado em títulos públicos federais ou títulos privados emitidos pelo próprio Nubank.

Dentro das opções da fintech é possível aplicar o dinheiro depositando na NuConta, nesse caso, ele fica separado do patrimônio do bando e é preservado mesmo em quebras do banco.

Nessa aplicação, a organização aplica o montante em títulos e se compromete a pagar 100% do CDI com liquidez diária, ou seja, você pode sacar sempre quiser ou precisar.

Outra opção de investimento no Nubank é o RDB. Essa opção é muito semelhante ao CDB, o Certificado de Depósito Bancário, e significa que o banco pega o seu dinheiro e empresa para outros clientes. Em troca, ele te paga 100% do CDI e também oferece resgate diário.

No RDB existe também a possibilidade do “Resgate Planejado”. Nele, o cliente define um prazo para sua aplicação, limitado a dois anos. Dessa forma, ele não pode resgatar antes do tempo e obtém rentabilidade de até 118% do CDI.

Quanto rende a NuConta?

O rendimento do dinheiro deixado na NuConta é de 100% do CDI. Essa taxa é variável, portanto, podem existir épocas de melhores ou piores resultados para o dinheiro.

Não existem taxas de manutenção da conta e, assim como a maioria das aplicações de renda fixa, o rendimento está sujeito ao Imposto de Renda (IR) e ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O IOF é cobrado apenas quando o saldo é resgatado antes de 30 dias e o IR tem sua alíquota calculada conforme o tempo de aplicação.

Qual a diferença para uma poupança?

A principal diferença entre as duas modalidades é a forma como os juros são contabilizados. Enquanto a poupança tem rentabilidade mensal, a NuConta tem rendimento diário.

Além disso, o rendimento da poupança é calculado sobre o menor saldo de cada período, a partir do aniversário. Já o rendimento da NuConta aparece a partir do segundo dia de aplicação.

Comparando essas modalidades, a NuConta tem um rendimento um pouco maior do que a poupança e é uma opção interessante para realmente guardar dinheiro. Para investir, diversas são as opções no mercado e é essencial conhecer e pesquisar mais sobre elas para entender o que mais se encaixa em seus objetivos.

Você já utiliza a conta do Nubank? Aproveite que agora você sabe mais sobre ela e reflita sobre como e onde está o seu dinheiro!