Tráfico de animais no Brasil mata 9 em cada 10 bichos retirados da natureza

Sad monkey grips bars with feet

Cerca de 38 milhões de animais são retirados da natureza, por ano, no Brasil, por conta do tráfico de animais silvestres.

Os animais sofrem pelo mundo todo. Em apenas 46 anos, o ser humano e suas atividades acabaram com pelo menos dois terços da vida selvagem global. Os animais que vivem no Brasil enfrentam todo tipo de perigo causado por humanos. Desmatamento, queimadas e um dos mais letais: o tráfico.

De acordo com o coordenador geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), Dener Giovanini, cerca de 38 milhões de animais são retirados da natureza, por ano, no Brasil. A maioria não sobrevive: 9 em cada 10 morrem antes de chegar ao destino final. E seu destino final nem sempre garante a sobrevivência.

clique na imagem e saiba mais

O tráfico de animais é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo. A prática movimenta 10 bilhões de dólares por ano, perdendo apenas para o tráfico de pessoas e de drogas. O Brasil, infelizmente, é um dos países que mais traficam animais silvestres no mundo. Os animais vão principalmente para a Europa, os Estados Unidos e a Ásia.