TRANSPLANTES: Brasil registra recorde de doações de órgãos

PUBLICIDADE

 No primeiro semestre deste ano, mais de 1.600 famílias autorizaram a doação, o que representa um número 16% maior do que no mesmo período do ano passado

Apesar da boa notícia, 43% das famílias ainda se recusam a autorizar a doação e, com isso, deixam de salvar muitas vidas. Para mudar esse cenário, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (27), a campanha “Família, quem você ama pode salvar vidas”. De acordo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o objetivo é sensibilizar a população para a importância desse ato.

PUBLICIDADE

“O Brasil é uma referência nessa área e nós temos procurado agora, com esta campanha, sensibilizar cada vez mais famílias para que autorizem o transplante dos seus entes queridos e que, possam então, permitir que outras pessoas vivam. Isso ajuda esses brasileiros e o Governo Federal patrocina mais de 90% dos transplantes no Brasil. Também estamos tomando as medidas tecnicamente necessárias para ampliar a possibilidade do aproveitamento desses órgãos”.

+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI

Em 2003, a personal treiner Liège Gautério passou por um transplante de pulmão. Mas isso não a impediu de superar as dificuldades e virar atleta da seleção brasileira de atletas transplantados.

“Eu sempre digo que uma família disse ‘sim’ para mim porque alguém se declarou doador e avisou ao seu familiar. Claro que o objetivo é a questão da doação, a questão da conscientização, mas eu gostaria também de ampliar essa ideia do transplantado de alguém ativo e não como alguém que está sempre doente, está sempre restrita, limitada aos seus medicamentos. Não, a gente tem muita vida! Então eu pude ter essa oportunidade de participar de duas olimpíadas e pude trazer essas medalhas para o nosso país no atletismo”.

+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI

Se o ritmo de transplantes se mantiver até o fim do ano, o Brasil deve registrar um crescimento de 27% entre 2010 e 2017. Os transplantes mais realizados no país são os de córnea, rim, fígado, coração e pulmão.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP