TSE conclui treinamento para análise de prestação de contas das Eleições 2020

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Capacitação reuniu cerca de 200 servidores da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias da Corte Eleitoral e dos 27 TREs.

A Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu o treinamento para a formação de servidores que analisarão a prestação de contas das campanhas do pleito municipal de 2020. A capacitação reuniu cerca de 200 servidores que atuam na análise de contas eleitorais na própria Asepa, nos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e em cartórios eleitorais.

O treinamento faz parte do planejamento da Asepa e foi realizado de maneira remota pela plataforma MS Teams. A atualização e capacitação dos servidores aumenta a qualidade do exame das contas eleitorais e possibilita uma análise padronizada e ampliada em toda a Justiça Eleitoral, de forma a promover um exame célere e criterioso das contas de campanha.

O curso foi dividido em três etapas. A primeira abordou informações gerais sobre a análise das contas, sendo apresentadas técnicas de exame e principais tipologias a serem aplicadas na análise de prestação de contas eleitorais.

clique na imagem e saiba mais

A segunda etapa tratou da apresentação da operacionalização do cruzamento de dados automatizado realizado pela Justiça Eleitoral e seus resultados, demonstrando as principais modificações realizadas no sistema, decorrentes das alterações legislativas para o pleito de 2020 e de melhorias na fiscalização.

A última etapa do treinamento consistiu em disponibilizar um ambiente no qual os servidores pudessem simular análises de prestação de contas eleitorais e cruzamentos de informações para atestar a conformidade e a regularidade dos recursos aplicados nas campanhas. Os servidores capacitados atuarão como multiplicadores de conhecimento para chefes de cartórios e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país.