Ucrânia divulga foto do “Fantasma de Kiev” buscando “alma” dos russos

Apesar da fama nas redes, há evidências de que piloto seria uma peça da propaganda de guerra na resistência contra a invasão pela Rússia.

O perfil do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia divulgou na sexta-feira (11) uma foto que seria do “Fantasma de Kiev”, um piloto que teria abatido ao menos seis aviões russos.

Desde o início da invasão da Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, rumores da existência ou não do piloto e de seus feitos no combate aos russos circulam pelas redes sociais, inclusive em perfis oficiais do governo ucraniano.

O personagem é celebrado por usuários das redes sociais. “Olá, vilão russo, estou voando pela tua alma – Fantasma de Kiev”, lê-se numa mensagem postada ao lado da foto do piloto. O post teve mais de 7 mil compartilhamentos até a última atualização.

Não há evidências concretas de que o piloto exista e há a hipótese de que seja apenas uma peça de propaganda para motivar os ucranianos em sua resistência à invasão.

Pelo menos um vídeo atribuído ao “Fantasma de Kiev” já se comprovou falso. Trata-se de um jogo de simulação de voo chamado Digital Combat Simulator (DCS). A Eagle Dynamics, fabricante do jogo, confirmou à agência Reuters se tratar apenas de um jogo.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP