UFSCar está entre as 10 primeiras universidades públicas com mais cursos 5 estrelas do Brasil

A avaliação considerou dados fornecidos pelas coordenações de curso relativos ao ano de 2020.

O Guia da Faculdade, uma parceria entre o Estadão e a startup Quero Educação, publicou em 24 de outubro de 2021 a nota (0 a 5 estrelas) de quase 16 mil cursos superiores do Brasil, pertencentes tanto a instituições públicas como privadas. Os critérios de avaliação baseiam-se na qualidade do projeto didático-pedagógico do curso, do corpo docente e da infraestrutura da instituição de ensino superior.

A avaliação considerou dados fornecidos pelas coordenações de curso relativos ao ano de 2020. O Guia da Faculdade provém uma importante avaliação dos cursos superiores no Brasil e publica seus resultados no site https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) teve 71 cursos avaliados, dos quais 17 receberam a nota máxima (5 estrelas) e 39 receberam 4 estrelas. A UFSCar ocupa o oitavo lugar no ranking das universidades públicas com mais cursos 5 estrelas, ao lado da Universidade de Brasília (UnB).

Considerando apenas as universidades públicas paulistas, a UFSCar ocupa o quarto lugar, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Como base para comparação, a instituição privada de ensino superior mais bem colocada no ranking possui apenas sete cursos com 5 estrelas.

UFSCar está entre as 10 primeiras universidades públicas com mais cursos 5 estrelas do Brasil — Foto: Divulgação

A UFSCar tem quatro campi

A UFSCar tem quatro campi, localizados em São Carlos, Araras, Buri e Sorocaba (estado de São Paulo). Em Araras, há seis cursos de graduação: Bacharelado em Agroecologia (período integral), Bacharelado em Biotecnologia (período integral), Bacharelado em Engenharia Agronômica (período integral), Licenciatura em Ciências Biológicas (período noturno), Licenciatura em Física (período noturno) e Licenciatura em Química (período noturno).

Os seis cursos de graduação da UFSCar Araras receberam 4 estrelas na avaliação realizada pelo Guia da Faculdade em 2021 e foram os únicos cursos avaliados nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, do município de Araras.

Os resultados obtidos pela UFSCar demonstram o excelente desempenho da instituição e o compromisso com a formação gratuita de profissionais altamente qualificados. Especificamente, os cursos de graduação da UFSCar Araras representam uma oportunidade ímpar para moradores de Araras e região obterem diploma de graduação em uma universidade pública de excelência.

O ingresso nos cursos de graduação da UFSCar dá-se via a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado pelo governo federal. Mais informações sobre os cursos de graduação da UFSCar podem ser obtidas no site https://www.prograd.ufscar.br/cursos.

Veja abaixo os links com os selos de qualidade dos cursos:

 

* Com informações comunicação UFScar

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP