A estatística é do INCA, o Instituto Nacional do Câncer.

O câncer de próstata é o tipo de tumor maligno mais frequente no homem. Representa quase 30% dos casos de câncer no sexo masculino quando se exclui os cânceres de pele não melanoma.

Descobrir o problema na próstata no início diminui significativamente os riscos de morte. As taxas de cura chegam a 90% dos casos quando o paciente descobre a doença na fase inicial.

Como no início o câncer de próstata não costuma dar sinais, é fundamental realizar os exames preventivos. Na população em geral, o rastreamento da doença deve começar a partir dos 50 anos de idade.

Mas homens negros e aqueles que têm familiares com diagnóstico de câncer de próstata devem fazer os exames a partir dos 45 anos de idade. Em todos os casos, os exames devem ser realizados anualmente.

Lembrando que os médicos usam dois exames para rastrear o câncer de próstata: o exame do toque retal, que permite avaliar se o homem tem nódulos na próstata, e um exame de sangue para avaliar o PSA – ele fica aumentado quando o paciente tem o tumor.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here