Unesco homenageia professor da USP por pesquisa com terapia fotodinâmica

Vanderlei Bagnato é o único brasileiro entre 22 cientistas da iniciativa ‘Trust Science’.

O professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), Vanderlei Bagnato, foi escolhido como um dos campeões da iniciativa ‘Trust Science’, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), direcionada a pesquisadores que atuam em áreas relacionadas à ciência da luz.

Bagnato é o único brasileiro entre os 22 cientistas que figuram a iniciativa e foi homenageado por pesquisas com terapia fotodinâmica conduzidas no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF).

A tecnologia estudada pelo docente auxilia no combate ao câncer de pele por meio de substâncias fotossensibilizadoras que são aplicadas nos pacientes. Em seguida, os tumores recebem feixes de laser em determinada frequência que eliminam as células cancerosas por meio da liberação de formas tóxicas de oxigênio.

‘Trust Science’

Em 16 de maio, cientistas do mundo todo comemoram o Dia Internacional da Luz, uma celebração promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de conscientizas as pessoas sobre a importância da ciência e da tecnologia da luz em suas vidas, em diversas áreas.

Neste ano, o tema escolhido para a celebração é ‘Trust Science’ – Confie na Ciência – uma mensagem de incentivo aos cientistas do mundo e ao público em geral para que assinem e apoiem uma declaração afirmando sua confiança na ciência e a importância da confiança do público no processo científico.

Como parte das comemorações, a ONU elegeu como ‘os campeões do Trust Science’, 22 cientistas por suas importantes contribuições científicas.

Bagnato

Vanderlei Salvador Bagnato é membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e da National Academy of Sciences.

Além disso, o professor também trabalha com átomos frios, condensados de Bose-Einstein e controle microbiológico.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT