Único Ambulatório de Obesidade da região está em Araras, SP

Coordenado pela Prefeitura Municipal de Araras (SP), local atende atualmente 200 pacientes; principal objetivo é oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes.

O Ambulatório de Obesidade, coordenado pela Prefeitura Municipal de Araras (SP), coloca a cidade na posição de referência regional no acompanhamento de pessoas que estão acima do peso. Isso porque é único na região composta pelos 26 municípios que fazem parte do DRS-X (Departamento Regional de Saúde), de Piracicaba.

Atualmente, 200 pacientes são atendidos no local, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Desde sua inauguração, em 2017, 500 pessoas já foram atendidas, com 50 encaminhamentos à cirurgia. Quando foi inaugurado, em 2017, o ambulatório era responsável por prestar atendimento e oferecer suporte aos pacientes com obesidade mórbida (grau III), com indicação cirúrgica.

“Com o passar do tempo, entendemos a necessidade de ampliar nosso atendimento, pois muitos dos pacientes que nos procuravam não tinham indicação ou não queriam fazer a cirurgia. Nossa missão é oferecer melhoria de qualidade de vida a essas pessoas”, explicou Tatiane Maria Rodrigues Leite Ghirardello, enfermeira e coordenadora do local.

clique na imagem e saiba mais

O Ambulatório de Obesidade funciona junto à UBS Dr. Emerson Mercatelli, no Bosque de Versalhes, e atende em parceria com a Clínica Bariátrica de Piracicaba. No local, funcionários da Secretaria da Saúde realizam atendimento e acompanhamento de pacientes obesos, visando à preparação para cirurgia bariátrica, acompanhamento do pós-operatório, mas também oferecendo suporte a pacientes que desejam melhorar sua qualidade de vida.

“Cada paciente é avaliado individualmente. Quem tem indicação cirúrgica verificada pela equipe é encaminhado para Piracicaba, para a Clínica Bariátrica. Quem não tem indicação, continua sendo acompanhado no local, sem previsão de alta. É importante oferecer um bom suporte aos pacientes, tanto em questões relativas à saúde, autoestima e melhora na qualidade de vida, quanto nos processos de pré e pós-operatório”, comentou a enfermeira.

Os encaminhamentos de pacientes devem ser feitos por médicos do SUS (Sistema Único de Saúde). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3544-6939.

 

Prestação de contas

Em dezembro, o Ambulatório de Obesidade realizou evento para prestação de contas à população, com demonstração do trabalho realizado durante o ano, depoimentos espontâneos de pacientes e palestras com convidados. O evento aconteceu na Casa da Memória de Araras Pedro Pessoto Filho.

Durante o evento, os membros da equipe realizaram apresentações sobre o trabalho realizado. A ação também contou com palestra do dentista e representante da DRS-X, Fernando Di Mase.