Universidade Virtual do Estado de São Paulo realiza colação de grau online

Em razão da pandemia do novo coronavírus, atividades e os grandes eventos presenciais foram suspensos na Univesp.

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou, em 13 de agosto, uma solenidade de colação de grau online de dez estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. O próximo evento a distância ocorrerá em 27 de agosto. Todas as datas podem ser conferidas no Manual do Aluno.

O encontro teve as participações de representantes da Univesp, entre eles, o presidente Rodolfo Azevedo, a diretora acadêmica, Simone Telles, a coordenadora da Secretaria de Registros Acadêmicos, Andrea Souza, professores e outros profissionais da instituição, além de familiares dos licenciados. O juramento foi realizado pela licenciada Monika Monllor Pereira.

clique na imagem e saiba mais

De acordo com Azevedo, devido à pandemia de COVID-19, os grandes eventos presenciais foram suspensos. “As universidades a distância adotam esse modelo, que, muitas vezes, se torna mais viável aos participantes. Temos polos em mais de 316 municípios, mobilizar os alunos para virem à capital, na sede da Univesp, nem sempre é uma tarefa fácil”, explica.

Durante a cerimônia, o licenciado em Matemática André Tertuliano dos Santos fez um agradecimento aos representantes da Univesp. “Obrigado pela oportunidade de ter passado esse tempo na universidade. A instituição oferece estudo com materiais de excelentes conteúdos, que vão nos ajudar nesta caminhada como professor, seja na escola pública ou privada”, acrescentou o docente, que iniciou sua graduação no Polo de Tarumã e finalizou em Jaú.

Na oportunidade, o também licenciado, Luis Eduardo Corrêa, do Polo de Barretos, ressaltou a importância de ter cursado uma universidade pública. Em seu depoimento, a diretora acadêmica, Simone Telles, desejou sorte e sucesso aos novos companheiros de jornada. “É uma honra participar desse momento com vocês. Tenham certeza de que escolheram a melhor profissão. Desejo a todos uma carreira de muitas realizações. Podem me convidar para assistir uma aula, ficarei lisonjeada”, finalizou.

Novo cenário

No fim da solenidade, Azevedo destacou o papel do docente na sociedade. “Surgem tantas profissões e o professor sempre se renova. Hoje, diante do novo cenário, o estudante pode entender que o formato da aula mudou, mas que ainda haverá um profissional preocupado em fazer a diferença na carreira dele. Eu desejo que vocês sejam sempre lembrados por seus alunos, como alguém que deixou um legado em suas vidas”, disse o presidente.

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de ensino a distância (EaD). Os alunos contam com um ambiente virtual de aprendizagem e possuem o apoio de polos presenciais, onde são realizadas provas e atividades em grupos.

A Licenciatura em Matemática forma o profissional para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e nos cursos técnicos, além de produzir objetos de aprendizagem com conteúdo matemático e atuar em editoras de livros didáticos, entre outras atividades.