Vacinação contra febre aftosa vai até final de novembro

Vacinação contra febre aftosa vai até final de novembro

Por Agencia Brasil – País deve vacinar 70 milhões de animais.

Setenta milhões de animais devem ser vacinados contra a febre aftosa até o final de novembro, durante a segunda etapa de vacinação que teve início nesta terça-feira (3).

Como grande exportador de carne bovina, o Brasil segue o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, e busca garantir o status de país livre da doença.

Além de imunizar o rebanho, é essencial que o pecuarista entregue a declaração de vacinação. A entrega pode ser online ou presencial nos postos indicados pelo serviço veterinário estadual. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o órgão de defesa sanitária animal.

clique na imagem e saiba mais

Alguns estados brasileiros já são zonas livres da aftosa sem a vacinação. Os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia tiveram esse reconhecimento em agosto deste ano, e a intenção do Ministério da Agricultura é ampliar essas áreas e a participação no mercado internacional.

O reconhecimento nacional pelo ministério é um dos passos para alcançar o reconhecimento internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal.