Venda casada é ilegal e pode ser denunciada, alerta advogado Dr. Rogério Romanin

Além disso, ele destaca que empresas que praticam venda casada podem ser multadas e até responder judicialmente.

A prática da venda casada é ilegal e pode trazer prejuízos aos consumidores desavisados. O advogado Dr. Rogério Romanin alerta que essa conduta, muitas vezes imposta por estabelecimentos comerciais, fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode ser denunciada.

De acordo com o artigo 39, inciso I, do CDC, a venda casada ocorre quando um fornecedor condiciona a compra de um produto ou serviço à aquisição de outro, sem dar ao consumidor a opção de escolha. “Isso acontece, por exemplo, quando um banco obriga o cliente a contratar um seguro para liberar um financiamento ou quando um cinema proíbe a entrada com alimentos comprados fora do local”, explica Dr. Romanin.

O advogado ressalta que o consumidor deve ficar atento e denunciar casos desse tipo aos órgãos de defesa, como o Procon. Além disso, ele destaca que empresas que praticam venda casada podem ser multadas e até responder judicialmente.

Caso tenha sido prejudicado dessa prática, o consumidor tem o direito de exigência do cancelamento da compra indevida e até solicitar indenização por eventuais prejuízos. “O ideal é sempre guardar comprovantes, como contratos, recibos e trocas de mensagens, para fortalecer a denúncia”, orienta Dr. Rogério Romanin.

Se você passou por uma situação semelhante, procure um advogado especialista para garantir seus direitos.

Artigos Relacionados

DLD Log Reversa anuncia nova filial gigante e expande liderança em logística reversa no Brasil

Com 11 unidades já em operação, empresa aposta em crescimento nacional e internacional para fortalecer...

Procon aplica multa de mais de R$ 20 mil à Hurb Technologies por descumprimento de ofertas de pacotes turísticos em Araras, SP

De acordo com o relatório de fiscalização, foram registradas 15 reclamações formais junto, todas apontando...

Prefeito Irineu Maretto destaca novo modelo de contratação para zeladoria pública por meio de consórcio CEMMIL em Araras, SP

“No início de janeiro, tínhamos apenas 40 pessoas trabalhando. Isso afetou diretamente a limpeza urbana,...

Últimas Notícias