Vendas das indústrias de São Paulo devem crescer 10% este ano, mostra levantamento

Pesquisa feita pela Fiesp e pelo Ciesp também mostra que empresários do setor esperam uma alta nos custos de 28,5% em 2021 na comparação com 2020.

As vendas das indústrias de São Paulo devem crescer 10,2% neste ano, de acordo com um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Batizada de Rumos da Indústria Paulista, a pesquisa foi realizada com 400 empresários entre os dias 6 e 14 de maio. Até maio, no entanto, as vendas da indústria paulista registraram crescimento de apenas 0,7%. “Com o início da vacinação, mesmo diante do risco de um terceiro fluxo de transmissão do vírus, os empresários seguem acreditando em recuperação do setor e se esforçam no sentido de evitar mais demissões e agravar o desemprego”, afirmou Rafael Cervone, vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.

O levantamento também mostrou que os empresários do setor esperam uma estabilidade no quadro de funcionários – alta de 0,3% – e um forte aumento de custos, com expectativa de avanço médio de 28,5% na comparação com 2020.

Dos entrevistados, 90,9% reportaram custos mais altos até maio. “Desde o ano passado, houve um aumento forte no preço das matérias-primas que vem impactando os custos, por isso, em janeiro, havia pessimismo quanto a esse aspecto”, diz Cervone.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT