Os membros da comissão, Donizeti Florêncio de Lima (PP), Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), e Mário Corochel Neto – Bonezinho (PP) fizeram a fiscalização durante os quatro dias em que ocorreu o evento.

Na 35ª Sessão Ordinária, realizada em 30 de setembro, o vereador Donizeti Florêncio de Lima (PP) apresentou o relatório final da Comissão de Assuntos Relevantes para Fiscalização da Festa do Peão de Araras 2025, realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, no Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Ruegger Ometto”.
A comissão constatou que não houve maus-tratos aos animais, no entanto, foram registrados casos de violência física e uma ocorrência que, segundo Donizeti, foram rapidamente solucionados pela segurança responsável pelo evento.
O vereador afirmou que este é um evento que exige atenção especial, por ser um dos eventos mais tradicionais do município que atrai pessoas de cidades vizinhas. “A Festa do Peão exige uma estrutura organizacional robusta com ênfase nos aspectos de segurança, fiscalização e cumprimento de normais legais”.
Os membros da comissão, Donizeti Florêncio de Lima (PP), Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), e Mário Corochel Neto – Bonezinho (PP) fizeram a fiscalização durante os quatro dias em que ocorreu o evento, acompanhando os seguintes pontos:
– Segurança;
– Infraestrutura;
– Acessibilidade;
– Vigilância sanitária;
– Segurança alimentar;
– Atendimento de primeiros socorros;
– Bem-estar animal.
Sobre segurança, o vereador Donizeti declarou que “não houve ocorrência de furto ou roubo registrado, tanto nas imediações quanto dentro do recinto (…) houve apenas uma ocorrência de injúria e lesão corporal, em que os agressores foram conduzidos à Delegacia de Polícia pela Guarda Municipal”.
No que se refere à segurança alimentar, o parlamentar afirmou que tudo funcionou dentro dos protocolos sanitários vigentes, garantindo higiene e segurança alimentar ao público presente.
Quanto ao bem-estar animal, foi concluído pela comissão que “durante a realização da festa, não ficaram evidenciados casos de maus-tratos aos animais que participavam das competições no recinto”. Donizeti disse que, neste ano, houve maior rigor e profissionalismo na condução dos animais durante as provas do rodeio, garantindo o bem-estar animal.
O relatório completo da Comissão de Assuntos Relevantes para Fiscalização da Festa do Peão de Araras 2025 está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://araras.siscam.com.br/Documentos/Documento/186250