Os PLs nº 09/2025 e nº 12/2025, instituem o Janeiro Roxo para conscientização sobre a hanseníase e o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Angelman.

Durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras (SP), a Vereadora Ana Júlia Casagrande (PSB) obteve a aprovação de dois Projetos de Lei (PLs) essenciais para o fortalecimento da conscientização e saúde pública na cidade.
PL nº 09/2025 – Janeiro Roxo: Mês de Conscientização sobre a Hanseníase
O PL nº 09/2025 institui o Janeiro Roxo, um mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, visando à disseminação de informações, à prevenção da doença e ao combate ao preconceito que ainda afeta muitas pessoas acometidas por essa condição. A proposta busca sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da educação sobre o tema.
“A hanseníase, infelizmente, ainda é cercada de estigmas e desinformação. Com o Janeiro Roxo, queremos combater o preconceito e dar visibilidade ao tratamento e à cura”, destacou Ana Júlia.
PL nº 12/2025 – Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Angelman
O PL nº 12/2025 cria o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Angelman, uma condição genética rara que afeta o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas. A data será dedicada a reforçar a importância do acolhimento às famílias de pessoas com síndromes raras e promover a inclusão.
“A criação dessa data visa garantir mais visibilidade às famílias atípicas, além de oferecer o apoio necessário para que essas pessoas tenham um lugar digno na nossa sociedade”, afirmou a vereadora.
