O investimento, viabilizado pelo FID (Fundo Estadual de Interesses Difusos), será exclusivo para obras de infraestrutura urbana e mobilidade, sem possibilidade de redirecionamento para outras áreas como saúde ou educação.

A cidade de Araras (SP) deu um passo importante rumo à modernização da mobilidade urbana. Na última quinta-feira (8), a vereadora Ana Julia Casagrande assinou um convênio com o Governo do Estado de São Paulo que garante o repasse de R$ 1,3 milhão para a construção de uma nova ciclovia e da Praça da Diversidade.
O investimento, viabilizado pelo FID (Fundo Estadual de Interesses Difusos), será exclusivo para obras de infraestrutura urbana e mobilidade, sem possibilidade de redirecionamento para outras áreas como saúde ou educação. A nova ciclovia visa melhorar o deslocamento de ciclistas pela cidade, oferecendo mais segurança e incentivando o uso de transportes alternativos e sustentáveis.
Além disso, o projeto contempla a construção da Praça da Diversidade, que será instalada entre as Casas da Mulher e Afro. O espaço pretende promover inclusão, lazer e convivência, reforçando o compromisso da cidade com a igualdade e os direitos humanos.
“Essa conquista é fruto de diálogo, planejamento e de quem tem compromisso com o futuro da cidade”, afirmou a vereadora Ana Julia Casagrande. Ela agradeceu o apoio do secretário Fábio Prieto Fabio (secretário de estado de justiça e cidadania) e, do deputado estadual Carlão Pignatari e do Governo do Estado pela parceria.
Desde 2022, Ana Julia tem defendido a pauta da mobilidade urbana em Araras. Com a assinatura do convênio, a expectativa é que as obras comecem nos próximos meses, após os trâmites técnicos e legais.
A iniciativa alinha Araras às tendências de cidades inteligentes, que investem em transporte sustentável e espaços públicos de qualidade. Além de beneficiar a população diretamente, essas melhorias também valorizam os bairros e ampliam a atratividade econômica da cidade.
