Na última segunda-feira (7), a Câmara Municipal de Araras (SP) aprovou a inclusão da Trilha das 12 Capelas no Calendário Oficial de Turismo do município. A votação ocorreu durante a 36ª Sessão Ordinária, realizada no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.
A aprovação se deu por meio do Projeto de Lei nº 144/2024, proposta pela vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que altera o artigo 5º da Lei nº 5.698/2023. Com a alteração, o artigo passa a ter a seguinte redação:
Arte. 5º – Serão incluídos nos incisos III, obrigatoriamente, no Calendário Oficial de Turismo de Araras as seguintes datas comemorativas e eventos:
III – Abril
c) Trilha das 12 Capelas
Data: segunda semana de abril
Descritivo: Percorre as 12 capelas da Zona Rural do nosso Município, passando por Igreja Nossa Senhora Aparecida Cristo São José, Capela Usina Palmeiras, Capela 1 Elihu Root, Capela 2 Elihu Root, Capela Morro Grande, Capela Marimbondo, Capela Caio Prado, Capela USJ , Capela Salomé, Nossa Senhora das Graças.
A Trilha das 12 Capelas já havia sido instituída no Calendário Oficial Municipal em junho deste ano, por meio da Lei nº 5.765/2024, também de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande. No entanto, faltava a inclusão formal no Calendário Oficial de Turismo, o que foi agora devidamente corrigido.
Este evento, que ocorre na segunda semana de abril, é uma adição importante ao calendário turístico de Araras, promovendo o turismo religioso e cultural na região rural do município. A trilha oferece aos participantes a oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza histórica e arquitetônica das capelas locais, além de proporcionar momentos de reflexão e espiritualidade.
