A repercussão contou com forte apoio da população, incluindo comerciantes da região central, que demonstraram preocupação com o problema recorrente e elogiaram a iniciativa do vereador.

Um vídeo publicado na última quarta-feira (16) pelo vereador Lúcio Casa Bela (Podemos) mobilizou as redes sociais e reacendeu o debate sobre a presença de pessoas em situação de rua no Centro de Araras, SP. A gravação mostra o momento em que o parlamentar aborda um homem que se mostrou agressivo, ameaçou agredi-lo, mas depois aceitou retornar para sua cidade de origem, Franca (SP).
No Instagram, a publicação alcançou mais de 10 mil visualizações, 568 curtidas, 182 comentários e 117 compartilhamentos. No Facebook, foram 4,9 mil visualizações, 243 reações, 147 comentários e 25 compartilhamentos. A repercussão contou com forte apoio da população, incluindo comerciantes da região central, que demonstraram preocupação com o problema recorrente e elogiaram a iniciativa do vereador.
Segundo Lúcio, esse tipo de ação é resultado de um trabalho contínuo que realiza há anos. “Esse trabalho de acolhimento não começou agora. Antes mesmo de ser vereador eu já atuava na abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua. Mas é claro que cada caso precisa ser tratado com responsabilidade e humanidade”, afirmou.
O vereador explicou que o município oferece suporte completo por meio do Centro Pop. “Aqueles que são de outras cidades recebem alimentação, banho, roupas e a passagem de retorno. Já os ararenses também recebem o acolhimento necessário, com a possibilidade de internação e reintegração familiar, para que possam recomeçar”, destacou.
A ação também reforçou a campanha “Não Dê Esmolas, Dê Recomeço”, promovida por Lúcio, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. “Quando a gente dá esmola ou marmita, mesmo com boa intenção, acaba fazendo com que a pessoa permaneça no local, sem buscar ajuda. O acolhimento adequado é o que pode mudar a realidade dela”, explicou o parlamentar.
Em casos de resistência ou risco à segurança, como o episódio registrado em vídeo, a recomendação é acionar a Guarda Civil Municipal. O morador de rua foi conduzido ao Centro Pop e, posteriormente, encaminhado à rodoviária para embarcar rumo a Franca, com apoio direto do vereador.
