domingo, 9 novembro, 2025
Noticias de Araras

Vigilância Sanitária alerta ararenses sobre risco de intoxicação com bebidas adulteradas

Casos de pessoas intoxicadas com metanol, após ingerirem destilados adulterados, têm sido frequentes no Brasil, nos últimos dias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araras (SP), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, alerta a população ararense sobre o risco de intoxicação pelo consumo de bebidas alcoólicas produzidas e comercializadas de maneira irregular. Nos últimos dias surgiram em várias cidades do país, casos de pessoas que precisaram de internação, e até que faleceram, após consumirem bebidas destiladas, adulteradas com metanol (CH₃OH), composto altamente tóxico e impróprio para o consumo humano.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 50 notificações relacionadas à intoxicação pela substância, com uma morte confirmada por causa do produto, e outras seis sob investigação. Situação que deixa a Vigilância Sanitária das cidades em alerta e já sob orientação de como proceder e notificar os casos.

“Já recebemos o aviso de que todo caso suspeito de intoxicação exógena na cidade, deve ser imediatamente notificado à Secretaria de Saúde do estado, com informações sobre a bebida consumida, o local em que foi adquirida e se outras pessoas também ingeriram o produto”, explicou José Roberto da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária de Araras.

Ainda segundo ele “independentemente do surgimento destes casos de intoxicação por metanol na cidade, a fiscalização é realizada com frequência em Araras e pode ser intensificada nos próximos dias”. Fica também o alerta aos comerciantes, para que confiram a origem dos produtos adquiridos, e para os consumidores, já que as consequências da ingestão de metanol são graves.

De acordo com o Ministério da Saúde, o metanol é incolor, inflamável, possui cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum, é altamente tóxico e de difícil identificação. Em caso de suspeita de comercialização de bebidas adulteradas, ligue para o número 181 (Disque Denúncia), para acionar as autoridades responsáveis.

Artigos Relacionados

Morador denuncia infestação de escorpiões no Parque Industrial em Araras, SP

De acordo com ele, um escorpião apareceu dentro do quarto na semana passada e outro surgiu novamente na noite de sexta-feira (7) na residência...

Salusmed anuncia atendimento rápido pelo WhatsApp para servidores públicos em Araras, SP

Servidores públicos de Araras agora podem resolver tudo com a Salusmed pelo WhatsApp: guias, informações e suporte rápido sem sair de casa.

Prefeitura realiza mutirão contra a dengue no José Ometto I e II em Araras, SP

Ação faz parte do Dia D de mobilização estadual e será das 7h às 13h; objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.No...

Últimas Notícias