Artista e militante em defesa da ecologia se apresenta na próxima quinta-feira, no Centro Cultural, ao lado da banda Espantalhos das Águas

O músico Alexandre Braz, mais conhecido como Xandão, apresenta na próxima quinta-feira (17), às 20h, no Centro Cultural Leny de Olivera Zurita, em Araras (SP) o show ‘Cantando Para o Rio Mogi Guaçu, interpretando músicas inéditas que falam de sua lenda e conscientização com um forte teor ecológico.
O show traz músicas compostas pelo músico há cerca de 25 anos, sempre exaltando as belezas e as histórias em torno do Rio Mogi Guaçu. Militante ecológico, Xandão é um artista dos precursores da defesa do meio ambiente, em especial, o Guaçu, por onde costuma navegar, coletando casos, causos e defendendo a sua preservação.
Um dos destaques do show é a canção ‘É de Canoa’, que busca valorizar a piscosidade do rio. Em seu refrão diz “…É de canoa que eu vou pescar, no Rio Mogi Guaçu com minha vara pego peixe sem parar”, contradizendo aos que dizem o Mogi não dá peixe.
Já a música Águas serenas fala do rio que na maioria das estações do ano ele serpenteia bem singelo, sereno no qual ouve a inspiração. “Fiz ela dentro do carro no meio ao trânsito. Coisas assim nos remete ao um lugar incomum”, reflete o autor.
“Esse show tem alguns diferenciais percussivos climáticos. Sempre faço limpeza no rio e com os dejetos confecciono artesanalmente instrumentos no qual executo em música para o rio, como se fosse um ato de desculpas pelas mazelas causadas a ele”, diz Xandão.
A banda Espantalhos das Águas, formada pelos músicos Juninho (Baixo), CaioZ (guitarra e viola caipira) e Alexandre Romanelli (percuteria), acompanha Xandão nesta segunda apresentação do show. A primeira foi no Centro comunitário da Cascata e, no mês passado, em show solo, Xandão se apresentou no espaço Coquinho, em Leme, com forte repercussão crítica.
O show é subsidiado pela lei emergencial Paulo Gustavo, feita para o período da pandemia de COVID há três anos. Com articulação do Conselho de Cultura e Secretaria da Cultura de Araras foi possível por edital contemplar 150 projetos na sua maioria voltada ao audiovisual.
Xandão é precoce no ambiente da música. Aos 14 anos já tocava em festivais e escrevia suas músicas. Passou por conjuntos de baile na região fiz parte de vários programas de televisão, como Viola Minha Viola (TV cultura) , Encanto das águas (EPTV) , Domingo Musical (TV Manchete). entre outros.
Nessas vivências teve participações com artistas como Moraes Moreira, Dominguinhos, Antônio Carlos e Jocafi, Cláudio Nucci, Pardinho da dupla Tião Carreiro e Pardinho, Mococa e Paraíso, Ronaldo Viola e Tião do Carro.
Xandão também fez ´parte da icônica banda Ninfa, que fez grande sucesso em Araras e região no final dos anos 90. Ele também acompanha diversos artistas em shows e peças teatrais. É um dos executores, ao lado de Mazinho Quevedo, da música ‘Barranca do Rio’, de abertura do programa ‘Terra da Gente’, na EPTV/Globo.
