Adicional de insalubridade: como calcular? Saiba tudo sobre!

As condições insalubres de trabalho são aquelas hostis aos colaboradores. Ou seja, um ambiente em que as pessoas ficam expostas a fatores ou substâncias que podem causar, em certo grau, algum tipo de dano à integridade ou à saúde.

A palavra insalubridade, do adjetivo “insalubre”, significa “nociva à saúde” e é muito utilizada para descrever condições de trabalho que podem prejudicar o bem-estar do trabalhador, como a exposição a agentes nocivos, a ruídos excessivos, a temperaturas extremas etc.

O adicional de insalubridade, por sua vez, é um benefício previsto por lei que visa compensar os colaboradores que estão expostos a essas condições, garantindo um acréscimo no salário em percentuais que variam de acordo com o grau de risco a que eles estão expostos.

Esse adicional é obrigatório em determinadas profissões e pode ser determinado por laudo técnico ou por legislação específica. Nesse sentido, é importante que o empregador entenda como ele funciona e como deve remunerar seus funcionários.

Mesmo estando previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) há algum tempo, a aplicação do adicional à remuneração dos funcionários pode gerar algumas dúvidas no fechamento da folha de pagamento.

Como lidar com essa situação?

O site Repórter Beto Ribeiro consultou o advogado Willian Cassiano, especialista em direito trabalhista na cidade de Araras (SP), para que você não tenha esse problema e entenda de uma vez por todas como lidar com essa situação.

“Dentre todas as profissões que existem em nossa sociedade, algumas atividades laborais geram riscos à saúde e segurança do trabalhador. Para serviços assim, a legislação trabalhista prevê o pagamento de um acréscimo ao salário: o adicional de insalubridade”, disse Cassiano.

Compensar os profissionais pelo trabalho insalubre

Sua finalidade é justamente compensar os profissionais pelo trabalho insalubre, por meio de uma contrapartida extra equivalente aos níveis e ao tempo de exposição tóxica no ambiente organizacional.

As condições insalubres de trabalho são aquelas hostis aos colaboradores. Ou seja, um ambiente em que as pessoas ficam expostas a fatores ou substâncias que podem causar, em certo grau, algum tipo de dano à integridade ou à saúde.

Como é feito o cálculo do adicional de insalubridade?

De acordo com o advogado, o artigo 192 da CLT determina que o cálculo do adicional de insalubridade é feito com base no saláriomínimo — ou seja, ele não é relacionado ao salário do trabalhador. Porém, o adicional pode ser calculado sobre o piso da categoria em casos determinados por convenção coletiva.

Importante entender que o trabalho considerado insalubre pode oferecer riscos imediatos ou a longo prazo. Em todos os casos, o adicional de insalubridade existe justamente como forma de compensação financeira por essa exposição.

Também é dever do empregador oferecer todos os meios necessários para minimizar os fatores insalubres ou disponibilizar proteção extra contra eles, como no fornecimento de EPIs.

Artigos Relacionados

Restaurante da Fazenda anuncianova unidade da rede com promoção especial de inauguração em Limeira, SP

A nova unidade contará com self-service variado, pizzas artesanais e um cardápio recheado de delícias,...

Projeto Família 019 já se mobiliza para o Dia das Crianças e promete muitas novidades à população de Araras, SP

“Nós já estamos correndo atrás de apoio para que essa data seja inesquecível para as...

Hospital São Leopoldo Mandic amplia tecnologia na Oftalmologia com equipamento inédito na rede pública de Araras, SP

O OCT é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças da retina, como degenerações maculares,...

Últimas Notícias