Como funciona a hora de espera do motorista de caminhão?

De acordo com o advogado Willian Cassiano, a Lei do Motorista disciplina a jornada de trabalho e o tempo de direção dos motoristas de veículos automotores que exerçam a profissão em atividades de transporte rodoviário de passageiros e de cargas.

O tempo de espera refere-se ao tempo em que o motorista profissional fica aguardando a carga ou a descarga do veículo nas dependências do embarcador ou destinatário, bem como o período gasto com a fiscalização da mercadoria transportada em barreiras fiscais ou alfandegárias. Os tempos com carga/descarga e fiscalização da mercadoria não são computados como jornada de trabalho e nem como horas extraordinárias.

A Lei prevê, ainda, que as horas relativas ao tempo de espera sejam indenizadas na proporção de 30% do salário-hora normal sendo que, em nenhuma hipótese, o tempo de espera do motorista empregado prejudicará o direito ao recebimento da remuneração correspondente ao salário-base diário. Assim, o motorista que recebe, por exemplo, R$ 8,00 por hora normal de trabalho e tiver 10 horas apuradas como tempo de espera receberá o salário + R$ 24,00 (30% de 8,00 = 2,40 x 10 horas).

Quando a espera for superior a 2 horas ininterruptas e for exigida a permanência do motorista empregado junto ao veículo, caso o local ofereça condições adequadas, o tempo será considerado como de repouso. As movimentações necessárias do veículo no tempo de espera não serão consideradas como parte da jornada de trabalho, ficando garantido, porém, o gozo do descanso de 8 (oito) horas ininterruptas.

Assista abaixo:

Artigos Relacionados

Advogado Dr. Kléber Luzetti orienta consumidores sobre compras online não entregues: “Você tem direito à devolução do valor pago ou à entrega imediata”

Segundo o advogado, o prazo de entrega deve estar claramente indicado no momento da compra.Com...

Cemmil divulga resultados das provas práticas e de aptidão física em Araras, SP

Listagens estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico; classificação final será publicada no dia 11 de...

“Voltei pra casa feliz por ver meu sobrinho sendo bem cuidado”, diz mulher ao visitar paciente no Hospital São Leopoldo Mandic em Araras, SP

“Foi minha primeira vez no hospital e fiquei encantada com a limpeza, o acolhimento e...

Últimas Notícias