Guarda Civil Municipal salva bebê engasgada com manobra de Heimlich em Araras, SP

Após o sucesso da intervenção, os pais da criança a encaminharam ao hospital da Unimed, onde ela permaneceu em observação sob os cuidados médicos necessários.

Na tarde de sábado (6), os guardas civis municipais subinspetor Sobrinho, 2ª classe Grisi e 3ª classe Lucas, estavam em patrulhamento preventivo pela região norte de Araras (SP). Durante a ronda pelo bairro Campos Verdes, o condutor de um veículo Chevrolet Spin abordou a equipe em desespero, relatando que sua filha de 10 meses estava engasgada.

Os guardas agiram rapidamente. “De pronto realizamos a manobra de Heimlich, onde a criança voltou a respirar e seus sinais vitais foram restabelecidos”, relatou o subinspetor Sobrinho. Após o sucesso da intervenção, os pais da criança a encaminharam ao hospital da Unimed, onde ela permaneceu em observação sob os cuidados médicos necessários.

A ação rápida e eficiente dos guardas civis municipais foi importante para salvar a vida da criança, demonstrando a importância do treinamento e preparo dos agentes em situações de emergência.

Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como agir em caso de engasgo em bebês:

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

 

Artigos Relacionados

CRIME BRUTAL: Polícia Civil prende assassinos e desvenda latrocínio contra ararense de 22 anos morto a sangue frio durante emboscada em Conchal, SP

Segundo o delegado Dr. Luis Henrique Lima Pereira, que conduziu o inquérito, o caso foi...

Grave acidente com 4 veículos mata uma pessoa e interdita a Rodovia Anhanguera

Engavetamento ainda tem causas desconhecidas na tarde desta sexta-feira (9), em Santa Rita do Passa...

MAIO LARANJA: Guarda Civil Municipal declara “guerra” contra crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Araras, SP

“Se você tem dificuldade de entender ou falar sobre esse assunto, estamos à disposição para...

Últimas Notícias