Os pagamentos que a prefeitura deveria fazer é para os médicos da Ortopedia, Clínico Geral, Anestesia e plantões de cinco especialidades.

Na manhã desta quinta-feira (1), nossa equipe recebeu uma denúncia que afeta diretamente a Santa Casa de Misericórdia de Araras (SP). Segundo a denúncia, os médicos do hospital não estão recebendo seus pagamentos.
Um dos denunciantes afirmou: “A Santa Casa não cumpriu o acordo e não estão pagando os médicos de novo. A prefeitura não faz o repasse do dinheiro. Não dão nem satisfação. Quando ligamos lá, eles dizem que não existe previsão de pagamento. Desde maio, os médicos estão sem receber. Por favor, ajudem a gente.”
De acordo com levantamento feito pela nossa reportagem, os atrasos não são responsabilidade direta da Santa Casa. A situação crítica está relacionada aos repasses municipais, que são de responsabilidade da prefeitura. “Os repasses estaduais e federais estão sendo pagos. O que está atrasado são os pagamentos que a prefeitura deve fazer para os médicos da ortopedia, clínica geral, anestesia e plantões de cinco especialidades. Esses repasses estão atrasados desde abril”, explicou uma fonte.
O que diz a prefeitura?
Esclarecimento:
A Prefeitura de Araras EMPRESTOU CINCO MILHÕES DE REAIS à Santa Casa no ano passado, para garantir que não houvesse a paralisação dos médicos, valores esses que nem eram obrigação dela repassar e que ainda não recebeu de volta.
Ou seja, tem um crédito de 5 MILHÕES DE REAIS a receber, que por lei, não podem ficar em aberto.
Os valores devidos apontados na matéria, referem-se a plantões, que não chegam sequer a 1/4 desse total acima, plantões esses que como a Santa Casa já recebe valores do SUS, nem obrigação da Prefeitura seriam. Mas faz para ajudar.
Ocorre que, por conta daquele adiantamento milionário à Santa Casa, a Secretaria de Saúde teve de tirar de seu orçamento e segurar outros pagamentos, porque não existe dinheiro para tudo!
A Santa Casa recebe todos mês:
a) Mais de 2 milhões de reais, que a Prefeitura repassa do SUS (cuja tabela não é atualizada há décadas pelo governo federal);
b) E a partir deste governo, com a adesão em 2024 pela Prefeitura ao SUS Paulista, mais de 1 milhão e 600 mil reais por mês, que a Santa Casa nunca teve.
Concluindo, é reconhecido que a Santa Casa de Araras tem um déficit por conta da não atualização da Tabela pelo governo federal e está fazendo o melhor que pode. Mas a Prefeitura não tem dinheiro para tudo.
Alex Zaniboni, Secretário Municipal de Saúde.
