Segundo o advogado, os pais dos alunos tiveram que pagar R$ 90 pelo fretamento do ônibus, mas apoiadores da prefeita e do vice-prefeito publicaram nas redes sociais que os custos foram cobertos pela administração municipal.

Na manhã desta terça-feira (6), o advogado Alexandre Maximiliano Rosner usou suas redes sociais para comentar uma nova polêmica envolvendo a prefeitura municipal de Analândia, SP. Em um vídeo divulgado, Rosner criticou a atual administração pela forma como divulgou informações sobre o transporte de jovens para um campeonato de futebol em Paulínia, SP.
Segundo o advogado, os pais dos alunos tiveram que pagar R$ 90 pelo fretamento do ônibus, mas apoiadores da prefeita e do vice-prefeito publicaram nas redes sociais que os custos foram cobertos pela administração municipal.
“Eu volto aqui nas redes sociais para comentar agora o fato do ônibus que levou os jovens da nossa cidade para Paulínia num campeonato de futebol. O ônibus foi fretado, cada pai de aluno tinha que pagar, teve que pagar 90 reais ida e de volta. E apoiadores da atual administração colocaram em suas redes sociais de uma maneira que induziu o povo ao erro, que induzia o povo a acreditar que a atual prefeita e o atual vice-prefeito arcaram com esse custo. O que é mentira, tem vasta documentação provando que os pais de aluno que pagaram esses 90 reais”, declarou Rosner.
O advogado destacou ainda que a divulgação de informações falsas, especialmente durante o período eleitoral, pode configurar crime eleitoral, conforme previsto no artigo 323 do Código Eleitoral. Esse artigo penaliza a divulgação de propaganda eleitoral sabidamente inverídica, com penas que variam de dois meses a um ano de detenção, ou pagamento de multa.
“Pra esses apoiadores, eu como advogado, como operador do direito, me sinto no dever de alertá-los que vocês estão cometendo um crime eleitoral. Mais especificamente previsto no artigo 323 do Código Eleitoral. Divulgar, propaganda eleitoral ou durante período eleitoral, fatos que sabem em verídicos, ou seja, FAKE NEWS, em relação a partidos ou a candidatos, e capazes de exercer influência perante o eleitorado. Pena, detenção de dois meses a um ano. Ou o pagamento de 120 dias a 150 dias multa”, alertou Rosner.
O advogado concluiu seu vídeo se colocando à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o caso ou sobre outras questões que possam surgir.
“Meu nome é Alexandre, eu sou advogado, estou à disposição para esclarecer esse fato e qualquer um ou outro que possa aparecer, tá bom? Muito obrigado”, finalizou.
A declaração de Rosner gerou repercussão nas redes sociais, reacendendo o debate sobre a transparência e a veracidade das informações divulgadas pela administração municipal e seus apoiadores. Assista ao vídeo completo clicando AQUI.
