Para ajudar os consumidores a fazer uma boa escolha e evitar problemas, o advogado Kleber Luzetti, especialista em direito do consumidor oferece algumas orientações.

Comprou um carro recentemente e está COM PROBLEMAS? Pesquisar é um item que não pode ser esquecido antes de qualquer negócio. Existem sites e veículos de imprensa especializados que podem auxiliar na busca por informações ou mesmo ofertas.
Outro cuidado importante é que, mesmo que o consumidor tenha algum conhecimento de mecânica e funilaria, na hora da compra, se possível, levar um profissional de confiança para verificar as condições do veículo.
Além de nunca finalizar a compra apenas por fotos na internet, muito menos pagar qualquer quantia sem antes ver pessoalmente o veículo. Para ajudar os consumidores a fazer uma boa escolha e evitar problemas, o advogado Kleber Luzetti, especialista em direito do consumidor oferece algumas orientações:
- Pesquisa: Antes de comprar, pesquise preços, condições e verifique as referências do vendedor.
- Inspeção do Veículo: Leve um mecânico de confiança para avaliar o carro. Nunca finalize a compra sem ver o veículo pessoalmente.
- Preço: Compare com a Tabela Fipe e considere o estado geral do carro, quilometragem e possíveis reparos.
- Compra de Particular: Compras de pessoa física não são protegidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Prefira comprar de conhecidos.
- Verificação Física: Examine o carro à luz do dia e cheque detalhes como pneus, amortecedores, radiador e óleo.
- Parte Interna: Verifique bancos, comandos e equipamentos de segurança.
- Test Drive: Realize um test drive, preferencialmente com um mecânico.
- Garantia: Carros usados têm garantia legal de 90 dias. Se o vendedor oferecer uma garantia extra, deve estar por escrito.
- Documentação: Verifique a situação cadastral do veículo no Detran, além de checar a autenticidade e conformidade dos documentos.
Ainda de acordo com o advogado, problemas não resolvidos pela concessionária/loja podem ser registrados junto ao Procon. Os canais de atendimento do Procon-SP podem ser consultados aqui .
